10 regras de ouro para quem está começando a trabalhar em home-office.

11
309

Ter a flexibilidade de trabalhar a partir de casa é uma vantagem, não só para quem está empreendendo, mas também para profissionais que tenham a sorte de trabalhar em empresas com política de trabalho flexível. Evitar horas e horas no trânsito, sem dúvida, contribui para aumentar a produtividade.

Tudo isso é ótimo, mas se você se encontra gastando menos tempo trabalhando e mais tempo nas redes sociais ou cuidando de assuntos pessoais e domésticos, então o cenário muda. O que era pra ser bom, passa a ser um entrave.

A chave para o sucesso ao trabalhar em casa é manter o foco e a produtividade, em um ambiente absolutamente convidativo para passar o dia se entretendo. Desafio nada fácil. Assim, para garantir que você obtenha o máximo do seu trabalho em home-office, listei algumas regras de ouro que aprendi (e ainda estou aprendendo) ao longo do tempo em que trabalho em casa.

  1. Crie um espaço de trabalho dedicado – Mesmo que seja uma singela mesa no cantinho de um cômodo da casa, é fundamental criar um espaço de trabalho dedicado. Trabalhar longe da sua cama, do sofá ou da cozinha promove a separação entre vida pessoal e profissional.
  1. Liste suas prioridades – Para ajudá-lo a permanecer focado, dedique 10 minutinhos da suas manhãs planejando uma lista de prioridades. Com menos interrupções das que ocorrem no escritório, é muito mais provável que consiga dar um “ok” em grande parte das atividades. Se tiver espaço, pense em investir num quadro branco para que você possa ver sua lista o tempo todo.
  1. Mantenha a programação do organismo – Outra vantagem de se trabalhar em casa é que você pode trabalhar quando quiser, na medida do possível. Apesar de ser útil, não significa que você deve dormir todas as manhãs porque se sente mais produtivo no final do dia. Tente montar uma programação que funcione com seus ritmos naturais, porém que também se enquadre nos horários da empresa ou de clientes.
  1. Vista-se como se fosse ao escritório – Eu sei, eu sei (e como sei) – a tentação de ficar de pijama o dia todo é bastante difícil de resistir, mas esse é um dos tópicos mais prejudiciais. Costumo dizer o seguinte: imagine que seu cliente resolva lhe fazer uma visita sem avisar. Com que roupa atenderá a campanhia?. Tenho que confessar que trabalho descalça, porque salto alto com dedinhos apertados, sem necessidade, ninguém merece. Mesmo asssim, tocou a campanhia é rapidinho para calçá-lo!!!.
  1. Faça pausas – Quando você trabalha em um escritório, geralmente há a sala do café ou um espaço para almoço. Espaços que o fazem ficar longe do computador. No home-office cabe a você se lembrar de fazer pausas. Certifique-se de ter pelo menos 30 minutos de distância da tela do computador e, se possível, saia da casa para uma caminhada.
  1. Remover distrações – Atividades domésticas, filhos, animais de estimação, o barulho do aspirador de pó, e os grupos no WhatsApp, muito fácil se distrair. Ainda mais sem seu chefe ou cliente na sala da frente. Se você perceber que essas distrações estão afetando seu trabalho – livre-se delas o mais rápido possível (confesso que no meu caso, evitar os gatos é o mais cruel). Desligue o celular, coloque os fones de ouvido e evite as redes sociais não relacionadas ao trabalho.
  1. Feche a porta – Às vezes, os familiares não compreendem a dinâmica do trabalho em casa e podem pensar em interrompê-lo ao longo do dia. Certifique-se de dizer a eles qual o seu horário de trabalho e feche a porta. Caso seu cantinho seja na sala, coloque fone de ouvido, desligue a TV e foco na lista.
  1. Saiba quando parar – Abra a porta e desligue o computador em determinado horário do dia. Confesso que esta é um dos hábitos mais desafiadores para mim. Amo o meu trabalho e, assim como todas as pessoas, o tempo parece pouco para a quantidade de projetos. Ao longo do tempo, aprendi que tenho que dar pausas estruturadas. Comecei a definir, rigorosamente, o tempo em frente ao computador ou smartphone, até mesmo para ter noites de sono mais tranquilas e promover mais bem-estar. E estou conseguindo cumprir minha promessa de início de ano.
  1. Não volte ao trabalho quando terminar – Para se desligar completamente do seu dia de trabalho, faça uma promessa a si mesmo que você não vai voltar a trabalhar quando o dia acabar. No início da minha rotina home-office eu desligava o computador às 18h00, mas o ligava novamente após o jantar. Isso é ruim, e muito difícil de se policiar, mas super necessário. Se tiver alguma inspiração, tome nota e deixe para a lista da manhã seguinte. Aproveite este tempo para descansar, ficar com a família / amigos, ir à academia ou curtir um hobby.
  1. Saia e socialize – Trabalhar em casa é uma experiência solitária, chegando a ser quase que depressiva. Por isso é importante manter a socialização. Saia de casa de vez em quando, marque reuniões externas, visite clientes e aí por diante. Como minha assessoria é realizada por por skype, procuro agendar ao menos uma sessão por dia. Assim, mesmo que seja online posso conversar e interagir com outras pessoas.

Mesmo que não seja à risca, quanto mais nos aproximamos destas regras maior é o retorno benéfico deste modelo de trabalho que tem crescido cada vez mais. Altos custos para infraestrutura física, desgastes no trânsito, empreendedorismo, qualidade de vida, mudanças nos contratos de trabalho e a forte tendência da economia economia gig, são fatores comprovados para que trabalhar de casa seja hábito da grande maioria dos profissionais.

Adicione sua experiência nos comentários. De repente, você pode ajudar outras pessoas a vencerem o desafio do trabalho em home-office.

Obrigada pela leitura.

Até a próxima.

marca

Especialista em LinkedIn 
Ajudo a criar perfil de destaque no LinkedIn
Fone: 55 11 98111.0836
Skype: lucianeborges2

Linkedin | YouTube | Twitter |Blog

 

11 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas Luciane.
    Estou iniciando as minhas atividades em home-office como empreendedora e essas dicas iram me ajudar muito.
    Pois realmente é uma dinâmica diferente da que estava acostumada, trabalhei por cinco anos em escritórios e nunca em home-office.
    Evitar o meu gato também é cruel para mim. rsrsrsrsrs
    Irei aplica-las! Obrigada.
    Abraços!

    • Oi Sara. Super agradeço por seu comentário. Ainda mais você sendo “gatóloga” como eu!!! Essa distração é carinhosa demais. O que mais senti quando iniciei foi ficar longe das pessoas, por isso, evite de ficar somente em casa!!

  2. Ola Luciene eu adorei as dicas são ótimas e bem por ai … ainda não consigo cumprir todas as dicas … realmente em casa precisamos nos policiar muito mais … mas sua matéria esta ótima parabéns !!!

    • Erika. Gratidão por sua leitura e comentário. Fico mega-feliz por poder passar um pouco da minha experiência para outras pessoas. Home-office não é fácil, mas tem muita vantagem! Temos apenas que saber como tirar o melhor.

  3. Olá Luciane. Adorei sua matéria! Já trabalho home office há 6 anos e eu demorei para conhecer muitas dessas regras. No começo é mais a procrastinação e falta de foco que toma conta. Depois de um tempo, eu trabalhava 18hrs por dia! Era uma loucura! Não tinha vida social, meus amigos me ligavam no fim de semana e eu não saia para trabalhar mais, ganhar mais, produzir mais. Até que meu emocional não aguentou e tudo que eu ganhava a mais eu queria comprar coisas como forma de recompensa. E coisas que nem sempre eram necessárias. Só depois de casada consegui melhor equilíbrio. Mas mesmo assim, ainda preciso me policiar diariamente. As dicas foram ótimas! Sucesso! Beijos!

  4. Driely.

    Que demais seu comentário. Super agradeço por dividir sua experiência conosco.
    Realmente, se não nos policiarmos o trabalho acaba consumindo nosso tempo. Isso já é ruim quando estamos num escritório, cercado de pessoas. Agora, trabalhando em casa o impacto é pior!

    Fico feliz por ti. Encontrar o equilíbrio para tudo o que fazemos é o grande segredo da vida (nada fácil de se conquistar, mas muito benéfico). Sucesso sempre. Bjs.

  5. Caiu como uma luva Luciane. Estou iniciando minhas atividades home-office e suas dicas vieram muito a calhar. Obrigada e muito sucesso!

  6. Trycia Mello. Super agradeço por sua leitura e comentário. Fico mega-feliz quando sei que minhas palavras ajudaram alguém!! Te desejo sucesso nesta nova caminhada. Vou te confessar algo – se o que você está fazendo é movido pela paixão, tudo fica mais simples!!! Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here