12 de outubro, Dia da Criança – O Futuro da Humanidade

0
17
Dia da Criança

O Dia da Criança é comemorado em vários países em datas diferentes.

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou o Dia da Criança no Brasil.

Então 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924.

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”, e que gerava um novo dia de comemoração, 25 de março.

Em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos, chamada Estrela, realizou uma promoção junto com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e multiplicar as vendas é que o dia de 12 de outubro virou o Dia da Criança com apoio do comércio.

A ideia deu certo porque até hoje o Dia da Criança é comemorado com muitos presentes para os pequenos.

Segundo os especialistas sobre comportamento e consumo até os anos noventa, os pais atendiam aos pedidos dos filhos sobre os presentes que eles queriam ganhar no Dia das Crianças.

Assim, na maioria das vezes, os adultos iam sozinhos às lojas e compravam presentes para os pequenos.

Mas hoje os pais levam as crianças até os estabelecimentos comerciais para que elas mesmas escolham os objetos que desejam ganhar.

Os especialistas em saúde mental também notaram que até o ano 2000, os pequenos pediam brinquedos tradicionais como presentes no Dia da Criança. Já, hoje, eles querem aparelhos eletrônicos, como celulares de última geração, por exemplo.

Como alguns estabelecimentos comerciais abrem no feriado de 12 de outubro, às vezes, a escolha do presente é realizada no próprio Dia da Criança.

Por isto muitos comerciantes decoram os estabelecimentos com o tema, promovem jogos com brincadeiras e contratam artistas fantasiados de personagens de contos infantis.

Porém o Dia da Criança também é comemorado por adultos que nunca tiveram filhos de uma forma diferente. Pois, neste dia há várias academias e clínicas de Psicologia promovendo cursos e palestras com o tema: Liberte Sua Criança Interior.

Nestes lugares os adultos participam de atividades envolvendo: meditação, “coaching”, constelação familiar, regressão de vidas passadas, contação de histórias e dinâmicas de grupo voltados ao bem-estar.

Já nos órgãos no governo, há atividades lúdicas nas escolas e palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em vários lugares públicos.

Por coincidência, no Brasil, o Dia da Criança é comemorado no mesmo Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país.

Afinal todos os brasileiros possuem almas de crianças e precisam ser protegidos pelo manto azul da santa porque ela traz fé e esperança num país tão sofrido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here