15 de outubro – Dia do Professor

0
36
Professora Heroína: Heley de Abreu Silva Batista

Professor: A Célula que Gera Todas as Outras Profissões

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro. Primeiro baixou um Decreto Imperial que gerou o Ensino Elementar no Brasil.

Porém só em 1947, aconteceu o primeiro evento comemorando um dia especialmente dedicado ao professor.

Naquele ano, numa escola de São Paulo, os professores Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, organizaram um sarau 15 de outubro, dia em que, na cidade natal de Salomão Becker, Piracicaba, professores e alunos levavam comidas e realizavam shows de talentos.

A festa aconteceu e teve até a presença dos pais dos estudantes.

A oratória do professor Becker, além de reforçar a ideia de se manter na data um encontro anual, tornou-se famoso pela expressão ” Professor é profissão. Educador é missão”.

O evento chamou a atenção da mídia e por isto se espalhou pelo Brasil inteiro. Assim várias cidades do país passaram a adotar esta data em homenagem aos professores.

Em 1963, a comemoração foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, afirma que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Para ser professor a pessoa precisa ter curso de Magistério, Pedagogia ou qualquer licenciatura.

Infelizmente os professores sofrem com a desvalorização da profissão.

Além de problemas como: falta de material básico para trabalhar, baixos salários, precárias condições de trabalho, indisciplina dos alunos, agressão de alguns pais de estudantes e lotação excessivas das salas.

Há filmes para assistir que comentam sobre a profissão:

  • Ao Mestre Com Carinho: fala sobre os problemas enfrentados por um professor afrodescendente. É um ótimo filme para debater o preconceito e a igualdade.
  • Um Professor Aloprado: excelente filme de humor com toques de fantasia.
  • O Milagre de Helen Keller: mostra a luta de uma professora para ensinar garota com necessidades especiais.
  • Sociedade dos Poetas Mortos: professor mostra o sentido da vida através da Poesia e da Filosofia.
  • Um Tira no Jardim da Infância: policial se disfarça de professor de maternal para investigar uma quadrilha. Mas acaba descobrindo seu dom para dar aulas.
  • Carrossel: A professora Helena se envolve com os problemas dos alunos e tenta resolve-los da melhor forma possível.

Abaixo, vários tipos de professoras:

  • Professora Heroína: Aqui temos o exemplo de Heley de Abreu Silva Batista (43), que lutou com o psicopata que colocou fogo na creche onde trabalhava com o objetivo de defender as crianças. Ela morreu na tentativa de salvar os alunos.
    Anos atrás, no massacre em uma escola de Realengo, uma professora, que não teve o nome divulgado, se jogou na frente do atirador para defender os estudantes. Por isto, acabou morrendo tentando salvar os menores.
  • Professora Inesquecível: é aquela que, com seu jeito especial de ensinar, não sai da cabeça dos seus alunos mesmo depois de adultos.
  • Professora Criativa: ela inventa uma maneira diferente para que os estudantes aprendam até os conteúdos mais difíceis. Para isto ela inventa peças de teatro, cria músicas e coreografias divertidas.
  • Professora de Olhar Disciplinador: ela não precisa chamar a atenção dos alunos quando aprontam algo. Pois basta olhar fixamente para o engraçadinho que ele já se sente envergonhado e para de aprontar.

Próximo ao Dia do Professor, a empreendedora deve decorar seu comércio com o tema.

Ela também pode usar frases como:
  • No Dia do Professor, presenteie quem ensina o caminho para seu futuro.
  • Não só de rosas e maçãs vive uma professora, compre um presente carinhoso para sua mestra aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here