A inovação é um conjunto de ferramentas, atitudes e ações.

0
86

A inovação é um caminho sem volta, qualquer empresa, pessoa, órgão governamental ou qualquer outro tipo de instituição e negócio deve percorrer por este caminho, ninguém quer ficar para trás, “ser pior em algo”, todos nós queremos e buscamos “ser melhores”.

A velocidade da tecnologia, globalização e acesso irrestrito a informação nos aceleram, entretanto, hoje levanto a bandeira do alerta, cuidado! Lançar um programa de inovação requer etapas que não podem ser esquecidas ou puladas. Pois bem, vamos lá!

Convivo com empresas que são reconhecidas pelo know-how técnico, atuando em seu propósito empresarial, sabem projetar, desenvolver, fabricar, entregam com qualidade e atendem níveis de prazo exemplares. Atendem requisitos de seus clientes e, na ânsia de acompanhar as grandes empresas e seus clientes, se perdem na gestão – inclusive, na gestão de pessoas. Talvez para pequenas e médias empresas, a empatia já seja uma ação inovadora.

Em tempos de crise, fazer mais com menos, aumentar a produtividade e reduzir os custos é condição “sine qua non” (indispensável) de sobrevivência. O mercado é grande, portanto, o diferencial competitivo é fundamental! Mas isto passa por pessoas, precisamos delas.

Os atropelos, a falta de planejamento e visão de onde querem chegar, cegam e fazem com que os empresários, líderes e liderados corram atrás de algo desconhecido, sem antes avaliar quais são as possibilidades no mercado em que atua, seu posicionamento e inclusive dos concorrentes.

Onde quero chegar com isto: Não lancem programas de melhoria, inovação ou qualquer outra moda sem antes estrutura-lá, embasada por um planejamento estratégico que norteia o caminho a seguir. Vale lembrar que isso é fator determinante, mas não é uma receita para se colocar em prática e obter a inovação.

A inovação é um conjunto de ferramentas, atitudes, ações, gestão da rotina, pessoas, processos e, acima de tudo, líderes preparados para inovação. O papel do líder é fundamental para aceitar, ouvir, entender e promover a valorização de uma atitude inovadora até sua implantação prática.

Enfim, ter um bom planejamento estratégico, com o devido desdobramento de metas, gestão de pessoas, benchmarking, brainstorming, clima organizacional e até o tradicional 5S, induzem as pessoas a pensarem diferente e buscarem soluções.

Isto é Inovação! É uma busca sem fim, basta criar o ambiente para inspiração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here