20 de agosto, Dia do Maçom – Homens Livres e de Bons Costumes.

0
99

Maçons são Homens Livres e de Bons Costumes, seguidores dos Princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Maçonaria é uma sociedade filosófica, filantrópica e progressista.

Ela tem caráter universal, onde os sujeitos matem a honestidade, a humanidade, os princípios de: liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e a busca da sabedoria.

O termo maçom ou mação tem origem do inglês mason e do francês maçon, que significam pedreiroconstrutor.

Reza a lenda que a Maçonaria Contemporânea vem dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.

A Maçonaria abraça ensinamentos e saberes filosóficos milenares, que foram incorporados por instituições como as “Guildas” (na Inglaterra), Compagnonnage (na França), Steinmetzen (na Alemanha).

A Maçonaria abraçou os ensinamentos filosóficos seguidos por instituições que existiram muito antes da formação de grupos de labor que passaram à História com o nome de Maçonaria Operativa ou de Ofício.

A acácia é a flor que simboliza a Maçonaria porque ela significa: pureza, eternidade, fraternidade e solidariedade. Reza a lenda que o mestre Hiram Abif foi enterrado debaixo da terra. Então de seu túmulo surgiram acácias.

Desde a queda do Antigo Sistema Colonial do Brasil, a Maçonaria está presente na História do nosso país, destacando-se principalmente, entre alguns rebeldes da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana no final do século XVIII.

O Dia do Maçom é comemorado em 20 de agosto, no nosso país, porque nesta data a Maçonaria Brasileira proclamou a independência do Brasil bem em 20 de agosto de 1822, ou seja, dezoito dias antes do tradicional Grito da Independência às margens do Rio Ipiranga, por D. Pedro I em sete de setembro do mesmo ano.

A Maçonaria e seus membros sempre foram importantes para o Brasil. Pois sempre ajudaram nosso país nos momentos das mais terríveis crises.

Por isto seria interessante que uma entidade de confiança e tradição como a Maçonaria ajudasse a colocar ordem no Brasil neste atual momento repleto de corrupção e desonestidade, principalmente na política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here