21 de setembro, Dia da Árvore, o Pulmão da Floresta da Selva de Pedra

0
19
Dia da árvore

Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, por ser véspera da Primavera, a mais florida e ecológica estação do ano.

O começo da Primavera no hemisfério sul, dependendo do ano, pode acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro.

No dia 21 de março é festejado o Dia Internacional das Florestas e Árvores com igual objetivo do Dia da Árvore. Porém ligado à chegada da primavera no hemisfério norte.

O Dia da Árvore, ou, Festival das Florestas é comemorado desde a Idade Antiga.

Algumas civilizações, na véspera da Primavera, faziam rituais para agradar o espírito das árvores com intenção de colherem bons frutos e flores.

O mais famoso ritual, do Festival da Árvore, consistia em uma donzela dançando e jogando pétalas de flores ao redor de uma árvore durante vinte e quatro horas.

Neste mesmo dia pessoas se ajoelhavam e pediam perdão aos elementais da natureza.

Reza a lenda que o Festival da Árvore foi trazido ao nosso país, na época do Brasil-Colônia, através de bruxas e místicos que vinham nos porões dos navios.

Alguns historiadores dizem que o Dia da Árvore, vulgo Festa Anual da Árvore, foi criado oficialmente pelo Decreto Federal 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, pelo presidente Castelo Branco.

Reza a lenda que o presidente Castelo Branco era católico e criou o Dia da Árvore com o objetivo de substituir o Festival da Árvore que tinha características pagãs.

A árvore é a planta fundamental para a sobrevivência do homem e outros animais.

Esta planta faz um fenômeno conhecido como fotossíntese. Pois recicla o gás carbônico que tiramos pelos pulmões e o transforma em oxigênio.

Sem as árvores os seres vivos não teriam futuro. Pois haveria um enorme desequilíbrio ambiental.

As árvores são essenciais para evitar desabamentos de terra e enchentes nas cidades porque elas formam uma barreira natural quando tem tempestades.

No Misticismo, a árvore significa a família.

Pois tem raízes que são suas histórias. Sem falar que possui flores e frutos que simbolizam os filhos. Além de abrigar ninhos de aves que significam os sonhos.

Por isto várias seitas e religiões cultuam a Grande Árvore da Vida.

No Dia da Árvore, várias escolas e academias dão mudas de árvores para seus alunos. Algumas realizam palestras e fazem festas em comemoração a este dia.

Em 1979, eu estudava no Jardim de Infância, da Escola Nossa Senhora da Assunção, e no Dia da Árvore as professoras realizaram o Festival de Primavera, onde me fantasiei de árvore que dançava.

Em setembro de 2016 dancei no Memorial de Curitiba, uma dança de Primavera em homenagem ao Dia da Árvore.

No Dia da Árvore é interessante que a empreendedora decore seu comércio com o tema e distribuía mudas, ou, sementes de árvores para seus clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here