27 de agosto, Dia da Psicóloga – Profissional que cuida das emoções.

1
49
Psicologia

Psicóloga, a Profissional que Cuida das Emoções Num Mundo Tão Insano.

Na data de 27 de agosto é comemorado o Dia da Psicóloga no Brasil porque, nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64h.

O termo Psicologia tem origem grega: psique (alma) + logos (estudo). Afinal, a Psicologia analisa a alma humana.

Psicóloga é a profissional da área da saúde responsável por analisar e orientar o comportamento humano, trabalhando com os sentimentos, emoções, traumas, pânicos e crises das pessoas.

Nas grandes empresas, geralmente, há no setor de Recursos Humanos, psicólogas que realizam testes e entrevistas com futuros candidatos para a indicação dos melhores perfis.

Também nas grandes indústrias, normalmente, quando um produto novo é lançado, questionários elaborados por psicólogas acompanham as amostras grátis com o objetivo de analisar o impacto do produto na mente do consumidor.

Para exercer o emprego de psicóloga, a profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em Psicologia numa instituição de ensino regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura.

Desde os primórdios o ser humano procura conhecer as questões da alma. Por isto, durante anos escritores e filósofos estudaram a mente do ser humano.

Porém somente no século XVI surgiu, pela primeira vez, o termo Psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publicou a obra: “A Psicologia do Pensamento Humano”.

Apesar de muito esforço a denominação da Psicologia, como conhecemos na atualidade, apareceu somente no século XIX, por meio dos questionamentos de Wilhelm Wundt que, em 1879, inaugurou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig, na Alemanha.

Com o tempo, várias escolas da Psicologia nasceram exemplos: behaviorismo, psicanálise, Gestalt, desenvolvimentista, humanismo, etc.

Cada uma dessas escolas possui uma relação diversificada do foco da Psicologia: para os behavioristas é o comportamento; para os psicanalistas é o espírito por meio do inconsciente; para os Gestaltistas é o ser humano através de sua percepção; e, para os desenvolvimentistas, a relação desenvolvimento / aprendizagem.

A psicóloga pode trabalhar em vários lugares, como exemplos: escola; clínicas; hospitais; agências de publicidade; academias esportivas; SPAS; emissoras de mídias e empresas no setor de recursos humanos.

No dia 27 de agosto, a empreendedora deve colocar cartazes e postar mensagens, com o objetivo de aumentar as vendas, como:
  • “Dia 27 de agosto é Dia da Psicóloga. Portanto, presenteie quem sempre cuida do seu estado emocional.”
  • “Neste Dia da Psicóloga, os preços baixos passaram por terapia. Por isto, compre aqui o melhor presente para sua analista.”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here