Entrevista de Emprego.

0
73

Há mais de 10 anos realizando processos seletivos, sempre tive vontade de ajudar os candidatos que não são selecionados. Em tempos de crise como essa, observo muitos currículos que não condizem com o candidato apresentado em entrevista pessoal, currículos impossíveis de se avaliar, candidatos que são agressivos com os recrutadores em redes sociais, candidatos que comparecem a entrevistas totalmente despreparados. Algumas vezes, cheguei a dizer para os candidatos como esperava que algumas questões fossem respondidas para que numa próxima entrevista, em uma outra empresa, eles pudessem se sair melhor.

A internet está repleta de material sobre como se portar em entrevistas, o que responder ao entrevistador, como elaborar um currículo, o que pode e o que não pode ser feito durante um processo seletivo.

Com frequência observo diversas pessoas relatando que sequer são chamadas para entrevistas, que enviam muitos e muitos currículos e não conseguem nem sequer a oportunidade de realizar uma entrevista. Porém percebo que estas mesmas pessoas chegam para entrevistas muito despreparadas e excessivamente ansiosas.

Candidatos – prestem atenção nestas dicas. Quando alguém der atenção para o seu currículo, esteja preparado para a hora “H”.

curriculo

Recrutadores – Sabe aqueles candidatos que não foram aprovados? Que tal imprimir estas dicas e dar para o candidato? Vai ser um presente também para o próximo recrutador!

  • Excesso de informação nos currículos – Não precisa colocar no currículo seu cpf, rg e número do título de eleitor. Se você está se candidatando para uma vaga de recepcionista, aquele curso de massoterapeuta ou o número da carteira da OAB poderão ser suprimidos. Seu currículo pode e deve ser adaptado para as vagas que você se candidata. Evite poluir o documento com informações irrelevantes.
  • A idade é importante – Alguns recrutadores descartam currículos que não apresentam a idade do candidato. Isso porque ele não pretende fazer um jovem de 19 anos deslocar-se para uma entrevista, se ele precisa de alguém com idade mais avançada e vice-versa.
  • Período de trabalho – Não precisa colocar o dia e a hora que ingressou e saiu de uma empresa, mas colocar apenas o ano de entrada e saída pode fazer seu currículo ser descartado. Os recrutadores precisam saber quanto tempo você esteve desempenhando tal função.
  • Cidade onde mora – algumas empresas selecionam currículos de acordo com a localização do candidato. Não informar sua cidade, pode fazer seu currículo ser descartado.
  • Redes sociais – as redes sociais se tornaram uma agência de recrutamento. Repleto de recrutadores e candidatos, o contato com o recrutador se tornou muito acessível. Tenha cuidado ao elaborar críticas ao salário oferecido, jornada de trabalho, exigências da vaga. Não torne as exigências de uma empresa um embate pessoal com o recrutador, isso não lhe ajudará nesta vaga e ainda poderá prejudicar em outras, pois outros recrutadores podem estar vendo estes embates.

entrevista-de-emprego-rede-social

 

Conseguiu a entrevista? Fique atento para estes tópicos:

  • Pesquise sobre a empresa. Há quanto tempo estão no mercado, quais são os seus clientes, procure o site da empresa, a página no Facebook. O recrutador pode acabar te perguntando o que sabe sobre a empresa e você não vai poder ficar na saia justa de dizer que não fez a lição de casa.
  • Seja pontual. Pesquise com antecedência como chegará ao local, verifique os horários de ônibus, se você conseguirá estacionar no local, prepare-se para chegar com uns 15 minutos de antecedência. Atrasos não são bem vistos, nem que você ligue dizendo que “se perdeu”, isso apenas provará que você não se preparou para chegar no horário. Se você chegar com muita antecedência, aguarde para ingressar na empresa.
  • Seja discreto. Nada de fazer entrevista com os outros candidatos na sala de espera, tentar sondar se tem alguém indicado por ali ou mais adiantado no processo. Você pesquisou sobre a empresa e sabe como deverá se portar, mas como regra tente fazer com que você seja o elemento principal e não sua roupa, maquiagem ou perfume.
  • Fale – Não se limite a responder somente o estritamente necessário. Não há nada pior que entrevista “ping-pong”. Quando perguntarem quanto tempo você esteve trabalhando em tal local, aproveite para dizer quanto tempo esteve em cada função.
  • Marque presença – Muitas vezes o recrutador pode perguntar ao candidato se ele deseja perguntar ou acrescentar algo, este é um momento muito importante que poucos aproveitam. Use este momento para reforçar seu interesse na vaga e dizer o quanto a empresa poderá contar com sua dedicação.
  • Não existe uma fórmula mágica que garanta que você será admitido caso siga este ou aquele manual, mas posso lhe garantir que as pessoas mais autênticas e verdadeiras, garantem mais chances do que aqueles que ensaiam um personagem.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorArquitetura e Iluminação
Próximo artigoMulher e Cinema – Não Sei Como Ela Consegue.
Luana Flores
Luana Flores é empresária, fundadora da empresa Sac’s Assessoria e Cobrança,  trabalha na área de cobranças há 17 anos, tendo sido gestora de importantes call centers de cobrança amigável.  Ao longo de sua experiência, tornou-se expert em cobranças, ministrando cursos em diversos módulos da área. Feminista assumida desde muito jovem, trabalha no empoderamento feminino e na luta pela equidade de direitos entre os sexos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here