7 Dicas que irão empoderar – 1ª Dica: Aspecto do Autoconhecimento

0
99

O seu pós-carreira e a sua aposentadoria

Somos o resultado de nossas escolhas e decisões. Em nossas mãos estão a felicidade ou o sofrimento. É certo que não podemos voltar no tempo e apagar o que foi feito, mas sempre podemos começar de novo e fazer diferente”.

Prepare-se antes de Chegar lá!

Nos últimos 30 anos muitas transformações aconteceram na nossa sociedade, em decorrência da evolução da ciência e da tecnologia. Um dos grandes benefícios desta evolução é uma melhor qualidade de vida e consequente aumento da longevidade das pessoas, aumentando assim a população dos profissionais no seu Pós-carreira. No entanto, é muito importante um Planejamento Estratégico para garantir uma excelente qualidade de vida nesta fase! A minha proposta é refletir com você, 7 aspectos que funcionarão como Pilares onde você vai sustentar o êxito do seu Pós-Carreira.

7 Dicas que irão empoderar

  1. Aspecto do Autoconhecimento: O melhor investimento é aquele que você faz em você mesmo, em qualquer fase da sua vida!
  2. Aspecto Financeiro: Planejamento Financeiro Tão importante quanto ter uma fonte de renda é saber como administrar suas finanças!
  3. Saúde sob Controle: Como estão os seus exames periódicos? Uma saúde controlada vai garantir uma ótima qualidade de vida no seu Pós-carreira!
  4. Rede de Relacionamento Profissional e Afetivo: Poder contar com a família e com a sua rede de relacionamentos, na transição e no Pós-carreira, é muito útil e saudável.
  5. Educação Permanente: O processo de Aprendizagem deve ser permanente em nossa vida.
  6. Fortalecer suas Competências e Habilidades: O que você traz na sua bagagem profissional? O que fazer com a sua experiência e expertise?
  7. Elaborar o Seu Projeto de Vida para esta fase: Um Projeto de Vida Bem Elaborado e/ou um Processo de Coaching são excelentes ferramentas para empoderar o seu Pós-carreira.

O Pós-carreira é uma etapa privilegiada, por vários fatores, mas principalmente porque você agora conquista o direito, através da sua aposentadoria, de liberar 8 horas diárias que você dedicava à sua empresa, para usá-las conforme a sua vontade. Enquanto a grande maioria das pessoas tem escassez de tempo, você poderá reorganizar o seu tempo. Isto é uma conquista sua!

Uma estatística da revista Exame indica que 70% dos profissionais estão insatisfeitos com a atividade profissional que desenvolvem! Esta realidade é fruto das nossas escolhas no passado pela escolha equivocada dos nossos cursos de formação, interferência da família, amigos e outros motivos. O bom é que agora, no Pós-carreira, podemos reorientar nossas atividades, escolhendo fazer aquilo que se gosta e na carga horária que você se sinta mais confortável. Lembrando que isto não é uma generalização! Muitas pessoas, ao chegar nesta fase, precisam continuar desenvolvendo uma atividade que diverge da sua missão de vida. Quer seja para bancar o mesmo padrão de vida, faculdade para os filhos, estudo e saúde para os netos, ou por outros motivos.

A 1ª Dica que vamos abordar é o Aspecto do Autoconhecimento

Planejar esta Fase e Investir em Você é Preciso!

O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por nós mesmos e fortalecermos a autoestima. É uma das mais poderosas habilidades para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Através dele conseguimos tomar consciência daquilo que sempre existiu dentro de nós e encarar com coragem o que somos na nossa essência

Alguém pode questionar: Ana, eu já tenho 50 ou 60 anos! O tempo passou! Por que eu investiria tempo e dinheiro nesta fase da minha vida? A minha resposta para você é: O melhor investimento é aquele que você faz em você mesmo, em qualquer fase da sua vida! Não importa a idade! Sempre é tempo de se conhecer melhor, redescobrir e se reinventar! Quanto mais eu me conheço, tenho mais assertividade nas minhas escolhas e nas minhas decisões! Posso aproveitar melhor as oportunidades e ter uma melhor qualidade nos meus relacionamentos e no meu diálogo interno.

Quanto mais eu me conheço, aumento a minha autoconfiança e consigo entender melhor o comportamento das pessoas.

Aumento as minhas chances de realização pessoal. Identifico melhor as minhas potencialidades e as minhas fragilidades. Aumento a minha capacidade de gerenciar as minhas emoções, melhorando muito o autocontrole em situações estressantes. Melhora a minha qualidade de vida, me aceitando e me amando com eu sou, vivendo sem sofrer os impactos negativos de feedbacks ou aconselhamentos de pessoas estranhas. Faz sentido para você esta abordagem? Se sim, permita-se fazer uma viagem para um lugar especial e na melhor companhia: você mesmo! Concentre-se na sua essência, na sua criança interna e no melhor de você mesmo! Todos os recursos que você precisa para ter uma vida em plenitude, estão dentro de você!

O ritmo frenético do nosso cotidiano, o excesso de trabalho, de estresse, de conexões nas mídias sociais nos leva cada vez mais a uma falta de conexão com nós mesmos. O encontro consigo mesmo, é um caminho que vai facilitar e conciliar a vida pessoal e profissional.

Vivemos numa sociedade onde o TER é mais importante do que o SER e continuamos sendo pobres, enquanto pessoas! As mídias sociais, endeusam tanto os predicados das pessoas, ficando o essencial, que está dentro de nós mesmos, em um plano sem muita evidência!

Então caro leitor, conhecer a si mesmo, traz grandes resultados, não só para você, mas para todos que estão em torno de você! O autoconhecimento vai Empoderar o seu pós-carreira e a sua aposentadoria! Invista em você, antes de chegar lá!

No próximo artigo vamos refletir sobre o Aspecto Financeiro.

Se você gostou do artigo, compartilhe!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here