7 Dicas que irão empoderar – 2ª Dica: Aspecto Financeiro

1
108

4 Dicas para alavancar a sua liberdade financeira no pós-carreira

No nosso último artigo sobre as 7 Dicas que irão Empoderar o seu Pós-carreira, falamos sobre o Autoconhecimento. Hoje falaremos sobre a 2ª Dica: os Aspectos Financeiros, com 4 Dicas que irão alavancar as suas Finanças no Pós-carreira.

Sabemos que na Aposentadoria o aspecto financeiro pode sofrer redução, principalmente para aqueles que não têm uma Previdência Privada como complementação! Em geral as pessoas pensam que somente uma reserva financeira é o suficiente para garantir a Sustentabilidade de um Pós-carreira quer seja produtivo remunerado ou não!

A Sustentabilidade começa em você! Por isto não podemos considerar somente o dinheiro na sua conta bancária! Envolve muitos outros aspectos, inclusive da Educação Financeira e o modelo mental da sua relação racional e emocional com o dinheiro.

1ª. Dica: Mais importante do que o Montante (Valor R$) que você precisa para alcançar a sua liberdade financeira, é a Pessoa que Você se Transforma para alcançar o seu sonho, o seu objetivo. O Dinheiro está do outro lado da Ponte, mas é preciso fazer a travessia! Você está preparado? Você tem todos os recursos para transformar este sonho em realidade?

2ª. Dica: Faça um investimento Financeiro a Médio ou a Longo Prazo, dependendo da idade que você vai começar a aplicação. Quanto mais cedo você tomar esta decisão, você terá mais alternativas de escolhas! Consulte o seu Coaching Financeiro ou o seu gerente do Banco, qual a melhor aplicação para o seu caso. Vai depender da sua disponibilidade de recursos, do tempo e do resultado que você quer alcançar.

3ª. Dica: Aprender sobre Educação Financeira. Fazer Fluxo de Caixa e o Orçamento Doméstico.

Tão importante quanto ter uma fonte de renda é saber como administrar suas finanças!

4ª. Dica: Conheça outras formas de se capitalizar!

Considerando que a redução do salário é uma possibilidade para a grande maioria daqueles que se aposentam, sugerimos algumas alternativas para alavancar as suas Finanças:

4.1 Continuar no mercado de Trabalho. Neste caso, mesmo que seja na mesma atividade, é conveniente uma atualização dos seus conhecimentos técnicos específicos, considerando o mercado e as suas tendências. É aconselhável participar de seminários, congressos e principalmente se inserir na comunidade onde estão os seus colegas de profissão. Um ponto muito importante é está atualizado com as novas tecnologias e mídias sociais. Lembre-se que, na contratação, as empresas vão preferir profissionais que ainda não se desligaram do mercado de trabalho àqueles que já estão desvinculados do mundo corporativo.

4.2 Monetizar a sua expertise. Identifique o que mais você sabe, gosta de fazer e poderia ensinar a outras pessoas. Estude uma forma de ser remunerado por isto, através de Consultoria, Palestras, Oficinas, Cursos ou outras formas de compartilhamento do conhecimento.

4.3 Fazer uma Especialização, formação em cursos livres ou mesmo voltar à Universidade e cursar uma nova faculdade. Atuar como Docente e ser remunerado por isto.

4.4 Empreendedorismo – O Brasil é um dos países onde as pessoas mais investem no empreendedorismo. Contudo, não basta saber o produto ou serviço que você quer empreender e ter capital para o negócio. É fundamental saber sobre Empreendedorismo, se capacitar e contar com uma boa Consultoria, Coach ou Mentoria sobre o assunto.

4.5 Renda Passiva. O que é isto? É o dinheiro que você ganha sem investir tempo significativo. O Dinheiro trabalha por você. Você pode ganha renda passiva com aluguel de imóveis, Aplicações Financeiras, ou mesmo criar um negócio que renda o suficiente para você pagar outra pessoa operacionalizar e não precisar da sua presença por um tempo significativo.

4.7 Renda Residual. O que é isto? É o resultado de um trabalho feito no passado que ainda gera resultado no presente, mesmo que o profissional reduza o ritmo de trabalho. Por exemplo, o Marketing de Rede, que no Brasil é um modelo em expansão.

4.8 Comércio eletrônico, Marketing Digital e outras formas de incrementar as nossas finanças. Depois destas Dicas sobre como alavancar as nossas Finanças no Pós-carreira, precisamos refletir sobre o Controle da nossa Saúde, tema do nosso próximo artigo, pois sem Saúde, nem mesmo o Dinheiro trás o colorido e a Plenitude de vida que merecemos!

Referências de Livros sobre este tema:

  • Pense e Enriqueça e Lei do Triunfo – Napoleon Hill;
  • Poder sem Limite – Anthony Robbins;
  • Os segredos da Mente Milionária – T.Har Eker;
  • Pai Rico Pai Pobre – Robert Kyosaki

Quem tiver interesse, tenho todos eles em PDF. Entre em contato pelo e-mail: anateles.coach@terra.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here