A informalidade no mercado de trabalho – Quem são os grandes vilões?

2
134

Seria os impostos os grandes vilões?

De acordo com alguns estudos feitos pelo IBGE, SEBRAE entre outros institutos grande parte dos trabalhadores brasileiros ainda fazem parte do grupo do setor informal, que trabalham sem carteira de trabalho e sem nenhuma garantia de direitos trabalhistas.

Muitos empreendedores estão nesta situação há anos, mas por “N” motivos não pensam na regularização de sua empresa, mesmo estando em um patamar avançado de seus negócios, tendo uma boa clientela e um retorno financeiro considerável no mercado, muito não querem pagar impostos.

Mas para que o negócio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do conhecedor de mercado (consultor) e o do contador é fundamental para o seu crescimento.

O consultor te direciona e te mostra quais caminhos devem ser trilhados para se diferenciar do seu público concorrente, e até te ajuda a ser mais ousado, mesmo que você faça algo que já foi feito pelos outros, mas com um toque de ousadia, que fará toda a diferença em seus negócios.

E o papel do Contador será te apoiar nas questões legais, que envolvem as despesas e os impostos obrigados por lei, pois temos legislações especificas de acordo com a modalidade de sua empresa.

O serviço contábil é o mais procurado entre os empreendedores, ele é considerado o segundo mais importante, atrás apenas dos conhecedores do mercado que ocupam o primeiro lugar.

Muitos desconhecem a importância da formalização, pois se deve ter em mente que se você pretende oferecer produtos ou serviços para qualquer órgão publico, o seu contador tem que deixar em dia toda a documentação de sua empresa, impostos recolhidos e tudo mais que for necessário no momento da abertura das editais.

Impostos

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).

E pode acreditar, muitas pessoas acreditam que só existem impostos como o IPVA, IPTU e o imposto de Renda. Porém, pagamos tributos por tudo o que compramos, desde o pão, até aparelhos celulares.

Dentre todos os impostos que pagamos no Brasil temos os impostos Federais, Estaduais e Municipais.

E hoje se você é autônomo e pretende viajar para o exterior, se você não estiver com todos os seus impostos pagos, e imposto de renda devidamente recolhido, com certeza não terá o seu visto autorizado.

Eu antes mesmo de ser uma “Consultora” também sou uma “Empreendedora”, por isso recomendo que todo empreendedor procure orientação profissional (Consultor e do Contador) antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito suas atividades.

A contabilidade também pode considera-la como ferramenta de gestão, para que possa projetar os resultados da empresa a partir do levantamento de tributos e impostos que pagamos mensalmente. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do contabilista.

Espero que você tenha entendido a importância do recolhimento de impostos, pois a formalização contribui para o crescimento e o seu reconhecimento no mercado como Empreendedor.

Peço que você compartilhe esta informação com outros empreendedores, e se você gostou das dicas, é só curtir.

 

Alessandra Batista

LOGO ABTEspecialista em novos negócios e planejamento estratégico
Mentoria para empreendedores embasada métodos Sebrae.
E-mail Contato: Allessandrabt@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ABTCONSULTORIA/
Site: www.abtconsultoriaempresarial.com.br

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAlquimia da Vida: Como Ser Lunar num Mundo Solar…
Próximo artigoA Empreendedora na Loja Ohxx Store no Shopping Água Verde.
Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Alessandra! Gostei muito da matéria e gostaria que você pudesse continuar a escrever sobre os benefícios da arrecadação de impostos para os empresários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here