A Inovação

7
114

Cara Leitora,

Semanalmente abordarei temas de gestão empresarial, inovação, melhoria continua, Ao , cadeia de suprimentos, gestão de processos, novas estratégias de gestão, conceitos e definições, compartilharei cases de sucesso entre outros temas relacionados as últimas tendências e práticas de inovação, processos e gestão. Sou a Patrícia Selicani, Consultora Lean Manufacturing e Gestão Empresarial, com 18 anos de atuação no ramo aeronáutico, desenvolvendo cadeias produtivas no âmbito nacional, e será um prazer compartilhar minha experiência com você.

Inicialmente, começo com um tema que vem ocupando a cada dia mais espaço em nosso cotidiano, A Inovação.

Inovação, remete o pensamento as coisas modernas, ao surreal, filme de ficção cientifica, cientistas loucos, ao intangível e inimaginável.  A inovação faz parte do nosso dia a dia mais do que pensamos, a palavra Inovação significa novidade ou renovação, derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método, conceito, ação, atitude ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Até um tempo atrás, a palavra inovação era usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado. Atualmente, a inovação é necessária e todas as camadas, seja industrial, social, ambiental, produtiva e hierarquia!

De acordo com Christopher Freeman Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos ou melhores produtos, ou na primeira utilização de novos ou melhores processos.

Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos, por aumentar a eficiência em processos produtivos, administrativos, prestação de serviços ou financeiros. A inovação é o diferencial para aumentar a competitividade, sendo um fator que contribui diretamente ao crescimento econômico da sociedade.

Nesta primeira edição, compartilho os tipos de inovação

Inovação Incremental:

Melhora o que já existe, como alteração em produto, ou processo produtivo que o consumidor final percebe e recebe o benefício.

Inovação Radical:

Mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido, quebra paradigma, muda o segmento de mercado, cria nova necessidade para a sociedade.

As grandes empresas possuem áreas dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores.

Na prática é por meio da inovação que as empresas inovam tecnologias, processos, criam produtos, geram ideias, criam modismo e necessidade. Entretanto, para qualquer negócio, segmento e principalmente para quem quer empreender a inovação é o pilar de sucesso para perpetuidade e sustentabilidade empresarial.

Seja bem-vinda à Inovação!

7 COMENTÁRIOS

  1. Patricia, excelente matéria e parabéns.
    Aproveitando o assunto, devíamos treinar diariamente a inovação como deveríamos treinar a criatividade, assim com certeza renderia bons frutos ….

  2. Patrícia ficou muito bom. Explicou-Se de forma clara e objetiva, trazendo a nós leitores a visão de a INOVAÇÃO é a chave para vira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here