Acne no verão – Cuidados e tratamento

1
86

Com a chegada do verão é preciso ter mais cuidado ainda com as espinhas, já que no calor a acne tende a se acentuar. Ter uma dieta saudável e praticar atividade física regular são ótimas formas de evitá-las.

A época mais comum do desenvolvimento da acne é dos 12 aos 24 anos e é causada principalmente por mudanças hormonais na adolescência ou no período pré-menstrual no caso das mulheres. Além do uso de produtos cosméticos com base oleosa, fricção ou o ato de manipular a pele com frequência, uso de sabonetes muito cáusticos ou adstringentes, estresse, hereditariedade e alguns medicamentos que também podem gerar espinhas.

Cuidados

Ter uma dieta saudável, praticar atividade física regular, a higienização da pele pelo menos duas vezes ao dia com sabonetes apropriados e o uso de medicações tópicas e filtro solar orientados pelo médico são passos muito importantes.

É importante salientar que os sabonetes não devem conter cáusticos ou abrasivos, já que podem agredir a pele, o ideal é utilizar sabonetes antissépticos suaves e tônicos para pele oleosa. Loções secativas também podem ser aplicadas nos locais mais afetados. Os filtros solares e outros produtos aplicados na pele deve ser preferencialmente na forma de loções “oil free” ou em gel. Cremes ou cosméticos oleosos devem ser evitados, já que podem agravar o problema.

Além disso, é necessário ser paciente, não cutucar, beliscar ou espremer as espinhas, pois estas atitudes podem levar a infecções de pele, e formação de marcas e cicatrizes. O sol em excesso pode agravar a acne e é extremamente prejudicial à saúde da pele e deve ser evitado.

Manchas decorrentes de espinhas – como combater

Quando existe uma reação inflamatória na pele, há um aumento da sensibilidade ao sol e o mesmo deve ser evitado com maior ênfase nas áreas acometidas por acne, pois há o risco da pele desenvolver o que chamamos de “hiperpigmentação pós-inflamatória”, que é uma condição na qual existe um acúmulo de pigmentos na pele em resposta a esta agressão inflamatória associada à exposição à luz solar.

O uso de filtros solares é imprescindível, e eles devem ser livres de óleo e aplicados pelo menos duas vezes ao dia. Quando da realização de atividades ao ar livre, é recomendável o uso de bonés ou viseiras mesmo em dias nublados, pois os raios UVA, que mancham mais a pele, estão associados à claridade e não necessariamente ao sol forte.

Uma vez que as manchas já estão instaladas, o uso de cremes clareadores pode amenizar o problema, especialmente quando associados ao uso de ácidos ou mesmo o peeling, estes dois últimos preferencialmente no inverno. Dependendo do estilo de vida e dos cuidados, os ácidos podem ser utilizados mesmo no verão, geralmente em concentrações mais suaves.

Os tratamentos disponíveis na atualidade são geralmente muito eficientes e seguros, especialmente se orientados por médicos com experiência no tratamento da face.

1 COMENTÁRIO

  1. A acne deve ser cuidada e prevenida o ano todo, mas no verão o cuidado deve ser dobrado mesmo. Nessa época, todo mundo começa a usar protetor solar com mais frequência e usar o protetor errado pode acabar fazendo um estrago na pele. Então se informe antes de usar qualquer protetor solar. Não compre o mais barato e nem a marca que a fulana recomendou. Siga o seu tipo de pele, principalmente se for acneica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here