Andragogia?

0
114

Já havia escutado essa palavra? O que é isso? Para que serve? E onde utilizamos?

Esse termo já é antigo, mas pouco se fala e muito se utiliza. Andragogia é o método de ensinar adultos. Esse método tem contribuído muito nas organizações e até para o ensino de jovens e adultos. Diferentemente da aprendizagem normal, onde o professor é dono do conhecimento e deposita o que sabe para o aluno e ele acha que aprende, essa metodologia caminha em outra direção, pois acredita que em todo e qualquer treinamento deve haver espaço para o diálogo, troca e aprendizado o tempo todo entre quem está aprendendo.

O que significa a palavra Andragogia?

Embora seja uma palavra diferente, seu significado é muito simples, até comum. O termo Andragogia vem do grego andros (adulto) e gogos (educar). Em uma tradução livre, significa educação ou ensino para adultos.

Como pode ser a educação para adultos?

Os adultos não aprendem como crianças. Partindo desse pressuposto, a educação para adultos não deve ser baseada nos princípios pedagógicos e sim nos pilares andragógicos. Isso quer dizer que na Andragogia o adulto é o sujeito da educação e não meramente o objeto dela. Em outras palavras, a metodologia propõe autonomia, colaboração e a autogestão da aprendizagem, atributos importantíssimos para quem deseja crescer profissionalmente.

A educação corporativa pautada na Andragogia deve trazer um aprendizado aplicável, claro e relevante. A teoria não é suficiente nesse sentido, pois o conhecimento do aluno é tão importante quanto o conhecimento do professor/instrutor. Sendo assim, entram em sala as experiências de vida, os valores pessoais e as habilidades profissionais. Ficam do lado de fora a inflexibilidade, as respostas prontas e as metodologias ultrapassadas.

Andragogia e seu poder na educação corporativa

Ela contribui muito na capacitação de equipes dentro de empresas, isso porque se apresenta como um caminho educacional diferente e eficiente para qualificar adultos através de metodologias, técnicas e recursos específicos para esse público específico.

A Andragogia busca conhecer o que os adultos esperam, o que desejam e, partir desse conhecimento, ela possibilita a que seja elaborado estratégias customizadas, elevando potencialmente a qualidade do ensino e também os resultados. Podemos afirmar que quando a Andragogia faz parte do projeto de educação corporativa, o aprendizado é prazeroso e se converte em prática.

A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor:

  • Necessidade de saber: Os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem;
  • Autoconceito do aprendiz: Os adultos são responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encarados e tratados como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas;
  • Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são a base do aprendizado;
  • Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos;
  • Orientação para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada para os fatos, aplicabilidade e resultados;
  • Motivação: Os adultos respondem bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a satisfação, qualidade de vida, autoestima e afins.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a Andragogia?

Gostou? Já virou admirador da Andragogia como eu?

Sou Especialista no método Andragógico há 8 anos em empresas de grande porte, portanto, me coloco a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Grande abraço

 

Charmoniks Maria da Graça Heuer

Empresária e Pedagoga

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here