Aposentadoria Ativa – Prepare-se para viver com excelência a sua Senioridade

0
83

“Escolha um trabalho de que goste e jamais trabalhará um dia sequer na sua vida.” Confúcio

Aposentadoria

A expectativa de vida do homem triplicou em relação ao século passado, como resultado de estudos na área da ciência e da tecnologia a serviço da longevidade. Com esta realidade, também se observa uma elevação no número de aposentados, os quais terão uma sobrevida de 20 a 30 anos a mais, na sua fase pós-carreira. Como adicionar excelência de vida aos anos a mais?

O objetivo deste artigo é ajudar você na Preparação para uma Aposentadoria Bem Sucedida, neste novo ciclo da sua vida.

No Brasil, mais de 30% dos aposentados permanecem economicamente ativos. Nos Estados Unidos, 40% dos aposentados americanos com mais de 55 anos, também continuam ativos. A aposentadoria deixou de ser um momento de parada final para se transformar em fase de reinvenção do profissional, que visa não somente aumentar a sua remuneração, mas também manter a mente ativa e evitar o envelhecimento precoce.

Com maior disponibilidade de tempo, o aposentado agora pode colocar em prática aqueles planos e sonhos não realizados.

A ruptura com o mundo organizacional, ocasionado pela aposentadoria, cria uma necessidade de reorganização na vida da pessoa. O resgate e atualização da identidade pessoal, têm como base, as crenças, os valores e a nova missão de vida aposentado. Além de uma reorganização de vida, faz-se necessário também uma profunda reformulação do pensamento, posicionamento e atitudes para a construção de uma nova realidade.

Aposentar-se da carreira profissional não significa aposentar-se da vida. Esta fase é recebida de forma diferente por cada pessoa. Para uns, ela se apresenta como uma fase cheia de dúvidas, insegurança e desconforto, o que contribui para uma redução da autoestima. Para outros, esta fase da vida é esperada e acolhida com bastante otimismo, com oportunidade de novas experiências e realização de novos projetos.

No pós-carreira, existem inúmeras oportunidades de se tornar produtivo, encontrar realização pessoal e profissional e ainda fazer uma contribuição à sociedade.

As pesquisas mostram que os profissionais que permanecem em atividade, após a aposentadoria, têm uma melhor qualidade de vida, bem como reduzem os impactos das perdas inerentes a esta etapa, se for uma atividade remunerada. Por outro lado, a inatividade mental e física e a redução de contato social criam um ambiente favorável para muitas doenças. Se você ainda não sabe o que fazer amanhã, quando chegar a sua aposentadoria, existe um grande risco de você entrar em depressão.

Diante desta realidade, sugerimos uma reflexão sobre algumas perguntas:

  1. Como eu gostaria de viver o meu pós-carreira?
  2. O que posso fazer para torná-lo útil, interessante, prazeroso e feliz?

A Aposentadoria ativa requer uma preparação, como uma oportunidade de descobrir, antecipadamente, inúmeras possibilidades no pós-carreira, de forma prazerosa, quer seja uma atividade remunerada ou não. Quanto antes for a sua decisão sobre esta preparação, melhor e mais tranquila será a sua travessia pelo portal da aposentadoria.

Esta preparação para o pós-carreira pode ser feita da seguinte forma:

  1. Através de um PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria, cujo objetivo principal é identificar e potencializar seus recursos, habilidades e competências para a construção do seu Projeto de Vida pós-carreira.
  2. Através de um Programa de Coaching Pré-aposentadoria, utilizando-se das poderosas ferramentas do Coaching.
  3. Através da combinação dos dois processos.

Quer saber como funciona? Entre em contato conosco. Será um prazer contribuir para o êxito do seu Projeto de vida Pós-carreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here