As lições de Thomas Edison

0
162
Thomas Edison

O inventor americano foi também autor de dezenas de frases de impacto citadas até hoje e que valem por verdadeiras aulas de comportamento profissional. Selecionei alguns exemplos para pensarmos juntos:

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar outra vez.” Essas frases, que poderiam render páginas e páginas de comentários, são de Thomas Edison, o norte-americano que, entre milhares de inventos, criou a lâmpada elétrica, o gramofone e o microfone. Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos. A ele são atribuídas mais de 1300 patentes.

A lâmpada, por exemplo, foi resultado de inúmeras tentativas frustradas, ao que ele respondia: “Nunca falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.” Edison tornou-se notável não apenas porque foi mais um americano excêntrico que se dedicou a inventar coisas que muitos achavam que não teriam utilidade, mas principalmente porque foi uma pessoa da visão, uma pessoa persistente e que sabia onde poderia e onde queria chegar.

Até hoje, Edison nos ensina o quanto é preciso persistir, especialmente naqueles momentos em que nada parece dar certo, em que o mundo parece estar contra nós. Aí é o momento de lembrar que ele disse também: “Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir seus pensamentos numa direção e insistir neles, até que aconteça alguma coisa”. Quem nunca ouviu a célebre “talento é 1% inspiração e 99% transpiração”? Pois é… é dele também!

Para quem acha que veio para a vida a passeio, que basta esperar a sorte, ele aconselha: “Aprenda a confiar em si mesmo e aprenderá o grande segredo da vida”, e, de quebra, acrescenta: “Nunca fiz nada que valesse a pena por acidente; nem nenhuma de minhas invenções aconteceu por acidente; todas aconteceram por meio de muito trabalho”.

Mas para aqueles que levam a vida muito a sério, Edison lembra que o melhor caminho é descobrir o que você realmente gosta de fazer… aí a vida vira uma festa: “Nunca trabalhei um dia em minha vida — era sempre uma diversão.”

Para quem pensa em desistir quando aparecem os primeiros obstáculos, o lembrete é o seguinte: “O maior elogio que ouvi em toda a minha vida de inventor foi: ‘Nunca vai funcionar’ ”. E ainda diz que, assim, poderemos até ser grandes como ele foi: “Gênio é aquele que tem uma grande paciência.”

Então, meu amigo, minha amiga, agora é só colocarmos em prática tudo o que o inventor nos ensinou… Desejo que as palavras de Thomas Edison sejam, a partir de agora, verdadeiros mantras para você, como já estão sendo para mim…

Texto adaptado do livro Etiqueta Social e Empresarial, de Adriane Werner – Editora Intersaberes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here