Autoconhecimento – Fator Relevante para ter sucesso na vida pessoal e profissional.

3
508

Saiba como é importante o autoconhecimento, fazendo uma análise comportamental através de ferramentas de Assessment e tenha sucesso pessoal e profissional.

Eu quero fazer uma pergunta a você leitora, que está lendo esta matéria neste momento, você acredita se autoconhecer 100% nas dimensões: Trabalho (ou tarefas), Relações Pessoais (ou relacionamentos), Controle e Pensamento?

Algumas pessoas já passaram por este tipo de avaliação, mas acabam não tendo uma devolutiva e muitas vezes se questionam, porque sou um fracassado ou o que acontece comigo que tudo que eu faço não dá certo? Meus familiares, marido/esposa ou namorada (o) não entendem o que sinto, será que sou eu o problema?

No mundo corporativo grandes organizações utilizam esses testes para conhecer um pouco mais do perfil de alguns candidatos, visto terem o objetivo de contratar pessoas que mais se encaixem em determinadas vagas.

Mas isso também serve para revelar como nos relacionamos com as pessoas (vida afetiva ou familiar).

Outro ponto importante para você tomar uma atitude de se AUTOCONHECER, é que todos têm competências, habilidades ou pontos modificáveis, que nos favorecem quanto trabalhados da maneira correta. Para o Empreendedor (a) é imprescindível passar por esta experiência, principalmente pelo fato de ter mediante o resultado deste teste um RAIO-X da sua PERSONALIDADE, ou também posso dizer que funciona como um DNA de PONTOS FORTES ou FRACOS que cada pessoa tem dentro de si, podendo muitos deles ser modificados através de suas atitudes, cursos de qualificação (dependendo do quadrante que deseja melhorar), terapias ou seções de Coaching e/ou Consultoria.

Quando tomamos a decisão de conhecer a nós mesmos através do Inventário de Valores
Pessoais, encontramos justificativas e respostas que como nos relacionamos e nos comportamos ao longo de nossas vidas. E o fato de não termos sucesso em diversas áreas de no âmbito profissional e pessoal se dá ao fato de não termos ciência das competências, habilidades e pontos que devemos melhorar para termos um equilíbrio e um controle melhor de cada situação que vivenciamos.

Se tivermos ciência de nosso perfil, ou do perfil de determinada pessoa, utilizamos esta expertise para melhorar a eficácia organizacional, comportamento e relacionamento com pessoas (e/ou familiares), questões relativas a trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrativo.

O principal problema humano que impede o nosso crescimento são as diferenças comportamentais, e partir do momento que identificamos os PERFIS PESSOAIS, conseguimos mudar pensamentos e processos, gerenciar conflitos.

Você deve estar se perguntando, mas como eu descubro quem sou EU? Parece algo complexo, mas é muito mais simples do que você pensa. A partir de um questionário que aplicamos nos candidatos ou pessoas interessadas, clientes etc que desejam se conhecer, os mesmo preenchem as perguntas com vinte grupos de quatro frases, e por meio desta escolha feita no momento que você coloca as respostas por grau de relevância em sua vida, eu consigo gerar um relatório psicométrico com 11 páginas, explicando diversos pontos pertinentes ao sua personalidade, comportamento e desempenho pessoal, incluindo um RADAR como este abaixo:

De acordo com a pontuação gerada neste radar, identifico qual é o seu posicionamento em diversas situações em sua vida, e como podemos reverter algo que lhe incomoda.

Segundo Robbins (2005), “mesmo em sua terra natal, você poderá ter de trabalhar com chefes, colegas e outros funcionários que nasceram e foram criados em culturas diferentes”.

O que é motivador para você pode não ser para eles. Se seu estilo de comunicação é franco e direto, para eles pode parecer desconfortável e ameaçador.

Até mesmo filhos do mesmo pai e mãe, possuem características e comportamentos totalmente diferentes. Para trabalharmos eficazmente com essas pessoas, devemos ter conhecimento de como elas reagem em determinadas situações.

Abaixo eu relaciono onde podemos fazer uso deste teste e para quem serve o assessment:

  • pessoas com problemas de relacionamento;
  • melhorias em relações pessoais (pessoal e profissional);
  • autoconhecimento (a fim de obter melhorias em sua carreira ou seus negócios);
  • orientação vocacional;
  • seleção de profissionais;
  • estratégias de gestão;
  • Coach (auxilia o profissional em preparar seções junto ao Coachee);
  • Construção de equipes e departamentalização.

Saiba que, é possível identificar em que medida nossos valores pessoais influenciam na nossa vida mediante escolhas que fazemos e atitudes que tomamos, causando um efeito direto em nosso desempenho.
Caso queira saber mais sobre este tema e como funciona esta ferramenta tanto para uso próprio ou para encontrar pessoas com determinado perfil estou aqui para te ajudar. Peço que deixe nos comentários o seu interesse e mandarei gratuitamente uma pequena degustação.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOrgasmo já! – O tão sonhado Orgasmo… Um direito de todos.
Próximo artigo2 Ferramentas que podem Otimizar seu Tempo
Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here