Casa organizada, mais equilíbrio para seu dia.

0
87

O lar é nosso refúgio, é o lugar onde relaxamos, reunimos nossa família, preparamos nosso alimento.

Conscientemente ou não, usamos nossos lares como aliados para a concretização dos nossos sonhos, da nossa missão, onde definimos nossos valores.

Pela manhã, ao abrir as janelas da casa, deixamos a vida entrar e nos envolver por mais um dia, mais uma oportunidade de ser e existir.

Por esses motivos a organização diária se faz necessária, permitindo que a energia flua de forma a nos ajudar a atingir o equilíbrio tão desejado, para encarar mais um dia de desafios.

Acredito que ao cuidar do lar estamos cuidando de nós mesmos.

Mas quais rotinas devemos adotar, diante do pouco tempo que temos hoje, para manter nosso lar organizado?

A seguir listo algumas sugestões, que o ajudarão a manter seu lar organizado e funcional:

  • A primeira providência é comunicar todos os moradores sobre as regras relacionadas à organização do lar, onde todos devem cumprir e ter sua parcela de colaboração;
  • Crie uma caixa de entrada, próximo à porta principal, para deixar recados, acomodar pertences pessoais como chaves, carteiras, carregadores e celulares, colocar as correspondências, trocar os sapatos quando chegar da rua evitando que a sujeira entre em casa, facilitando a manutenção;
  • Crie rotinas para todos os moradores, informando horários para refeições, horário de saída e chegada caso alguém queira aproveitar uma carona, assim você conseguirá trazer mais equilíbrio ao ambiente, desde o momento do despertar até o recolhimento;
  • Defina um lugar certo na casa para cada atividade: assistir TV, estudar ou trabalhar, comer e descansar, evitando incômodos e estres.
  • Mensalmente escolha um cômodo, faça uma análise detalhada dele e, providencie consertos que estão pendentes, avalie objetos que podem ser descartados ou reaproveitados em outro ambiente e faça o remanejamento.
  • Arrume a cama todos os dias de manhã, isso traz uma ótima sensação de casa organizada, cada morador fica responsável pela sua.
  • Sempre que retirar um objeto do lugar, devolva após o uso, não espalhe coisas;
  • Mantenha sua cozinha sempre limpa, bancadas livres e louça lavada. Você pode fazer uma escala e dividir esta tarefa com todos, cada um fica responsável por um dia da semana.
  • Lugar de roupa suja é na lavanderia, tenha cestos separados para roupas brancas e roupas coloridas, facilitando o momento de lava-las.
  • Planeje cardápios para a semana e economize dinheiro nas compras e tempo no preparo;
  • Mantenha sempre organizado: recibos de pagamentos, documentos pessoais e financeiros;
  • Tenha uma lista de prioridades pessoais para cada mês do ano, todo início do mês verifique a lista e, o principal, coloque em prática;
  • Lembranças afetivas na decoração do lar são sempre muito bem-vindas.

São pequenas atitudes que farão seu lar funcionar no automático, sem a necessidade de ficar sempre lembrando as pessoas sobre o que fazer, trazendo mais harmonia e evitando cobranças desnecessárias.

Me Diga, como você cuida do seu lar?

Minha missão é trazer mais equilíbrio para sua casa e sua vida.

 

logoValquiria Dafre

Consultora em Organização especializada em organização corporativa.
www.valquiriadafre.com.br
Email: contato@valquiriadafre.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here