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Como anda o mercado de joias e semijoias no Brasil?

Como anda o mercado de joias e semijoias no Brasil?

Já estamos no fim do ano de 2016, e mesmo com a crise econômica que nosso país tem enfrentado nos últimos anos, o mercado produtor de joias, semijoias e bijuterias não pararam de trabalhar e continuam movimentando milhões de dólares ao ano. Esse mercado tem uma avaliação de crescimento de até 6% ao ano, e até 2020 as vendas do setor poderão chegar a US$ 250 bilhões anuais.

Respondendo à pergunta título desta matéria, uma pesquisa do SEBRAE do ano de 2015, considerou o mercado de joias e semijoias um dos mais promissores no país. Então, vamos aproveitar!

Nossas bijuterias criadas com tecidos, palhas, pedras e outros materiais orgânicos, movimentam US$45 milhões anualmente, e as joias folheadas a ouro ou prata movimentam US$55 milhões por ano. O segmento de joias folheadas brasileiras é composto em 95% por micro e pequenas empresas e 70% das exportações deste segmento, são para países ilustres no cenário mundial, como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Argentina, Peru e Colômbia.

E o motivo para o mercado joalheiro brasileiro se manter ativo e saudável, conta com diversos pontos importantes que devem ser observados e explorados por quem trabalha nessa brilhante área. Vamos ver uma breve análise do mercado consumidor de joias:

  • As mulheres continuam comprando semijoias e bijuterias mesmo em tempos de crise porque mantém uma ligação emocional com as joias e as associaram com uma questão de vaidade;
  • O empoderamento crescente das mulheres no mercado de trabalho também contribui para o crescimento dos segmentos focados na mulher;
  • O homem está cada vez mais presente como público comprador de joias e semijoias, adquirindo pulseiras, brincos, correntes, abotoaduras e outros artigos de adorno;
  • A Classe A, e principalmente a classe B, estão trocando o mercado de joias pelo de semijoias, devido ao aumento do custo de vida no Brasil;
  • O aumento do poder aquisitivo da classe C, D e E também é responsável pelo crescimento do ramo joalheiro;
  • Como ponto positivo para o Brasil no mercado internacional, o grande diferencial de nossas joias, é o design, que traz o dinamismo e a sensualidade presentes em nossa cultura;
  • A melhoria da qualidade e do padrão de produção de nossas joias também é um fator muito importante que nos mantém no mercado exportador, nos permitindo competir com mercados produtores tradicionais, como Itália, Hong Kong, Tailândia e Índia.

Mas, mesmo com todos esses pontos favoráveis, não podemos nos deixar levar pela confiança cega.

O mercado joalheiro precisa de muito investimento em capacitação, informação e tecnologia, porque ainda sofre com mão-de-obra pouco qualificada, desvalorização profissional, falta de comunicação entre a indústria e a mão-de-obra, baixa integração de empresas, dificuldade de acesso a financiamentos, poucas políticas públicas de incentivo ao setor, alto índice de informalidade tanto na produção quanto na comercialização das joias e semijoias, entre outros fatores que precisam ser corrigidos e melhorados dia-a-dia para não perdermos mercado e conseguirmos valorizar ainda mais o setor.
O designer de joias, é um profissional chave para o mercado, porque o processo de produção começa com a criação da joia, e para criar é necessário desenvolver a criatividade. A criatividade é uma competência humana, nasce com a gente! A capacidade de combinar, de inventar, de modificar, e também de gerar soluções inusitadas para problemas cotidianos (inclusive problemas de produção de joias) nunca será substituído por máquinas. Por isso esse profissional é tão importante no cenário joalheiro.

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Atualmente esse profissional está desvalorizado, mas isso aconteceu porque a informação sobre tudo que ele precisa saber para atuar corretamente como Designer de Joias, não chega até ele. Os cursos são básicos e superficiais, e não abordam matérias que deveriam ser consideradas imprescindíveis para a qualidade desse profissional. E se esse profissional for qualificado, trará ainda mais valor para as empresas, para o mercado de joias como um todo e para si mesmo. A maioria dos produtores de joias não conhecem ou não sabem como utilizar esse tipo de informação para influenciar positivamente o saldo final dos lucros da empresa e o crescimento da marca como um todo.  Eles entram nesse mercado por ser lucrativo, e iniciam suas produções copiando joias existentes e sem saber que é necessário investir em conhecimento para o crescimento e sustentabilidade da marca a longo prazo.

Comunicação empresarial, administração, público alvo, estudo de mercado, tecnologias, valorização de mão-de-obra, o mercado industrial e comercial de joias, mercado internacional, ética profissional, valor e preço, tendência, etc., podem ser citadas como matérias básicas de estudo para o designer e para o produtor de joias. E comunicação empresarial está em primeiro, porque existe uma grande falha interna de comunicação, o que gera um grande obstáculo para o crescimento e desenvolvimento mais rápido deste setor.

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Ok! Você já sabe sobre as dificuldades do mercado joalheiro, mas como eu sempre foco nas soluções, abaixo estão algumas sugestões direcionais para os pivôs do ramo joalheiro estudarem, aplicarem e continuarem crescendo e reluzindo no mercado nacional e internacional de joias e semijoias:

Para o produtor de joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua comunicação é o cartão de visita para você vender, contratar, resolver problemas e motivar seus colaboradores em dar o melhor deles para sua empresa!
  • Sempre busque o aumento da qualidade de suas joias, bem como o controle dessa qualidade com foco em cada setor individualmente;
  • Informe o Designer de Joias sobre as tecnologias e os processos de produção disponíveis em sua indústria para que ele possa criar de acordo com essa disponibilidade;
  • Esteja atento as tecnologias que são lançadas para o setor produtor de joias. Muitas tecnologias podem facilitar a produção e trazer um menor custo de produção e maior margem de lucro na venda;
  • Incentive seu Designer a procurar conteúdo, livros e cursos que aumentem a criatividade para a criação de novas joias;
  • Invista em criações com mistura de materiais e também materiais ecologicamente corretos;
  • Esteja atento e se integre aos novos meios de comunicação virtual, como redes sociais e plataformas que possam ser usadas para fazer marketing e vendas pela internet;
  • Defina quem são seus públicos alvos e desenvolva suas joias baseados nas tendências para esses públicos;
  • Busque parcerias com lojas varejistas e lojas de departamentos que possam exportar suas semijoias.
Para o Designer de Joias

  •  Desenvolva da melhor maneira possível a sua fala. Sua maneira de se comunicar é a primeira impressão que é notada para você vender seus serviços e produtos com segurança e qualidade!
  • Estude sobre design, tendência e público alvo para direcionar suas criações e designs corretamente no mercado;
  • Pesquise sobre os processos de produção joalheira e sobre novas tecnologias, como também em como usar tudo isso de maneira correta no desenvolvimento das joias;
  • Aprenda sobre criação de joias com matérias-primas diferentes e com misturas de materiais;
  • Desenvolva o máximo que puder seu lado criativo. Essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Não é um dom!
  • Peça um relatório de vendas mensal das joias que você criou, compare-os e questione o porquê um modelo vendeu mais que o outro;
  • Esteja atento ao processo de produção e busque saber se há problemas ou dificuldade durante a produção das joias que você criou;
  • Entenda a diferença entre valor e preço para cobrar por seu serviço de maneira correta;
  • Se você faz a modelagem 3D da joia, domine as ferramentas do software que você trabalha;
  • Seja sempre aberto a sugestões e muito curioso sobre tudo que envolve a indústria de joias;
  • Leia sobre moda, repare nas joias que aparecem nas novelas e acompanhe as Fashion Weeks nacionais e internacionais para antecipar tendências.

Muito bem! As informações e soluções estão lançadas! Estas são só algumas sugestões para seu desenvolvimento profissional e empresarial.

Está mais do que claro que, o mercado de joias está cheio de oportunidades para crescer e faturar, e que o designer e o produtor, precisam e devem tomar posse dessas oportunidades! Vamos pôr as mãos à obra?

 

Você sabe o valor da informação? Eu acredito que ela pode ser a diferença entre realizar ou não um sonho.”

 

Fontes de pesquisas e referências: Forbes | Ibmec | Revista PEGN

 

 

Driely – a designer de joias

 

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16 comentários

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16 Comentários

  • Andreza Araujo
    26 de julho de 2017, 14:37

    Trabalho num ramo totalmente diferente, mas “enxerguei” um mundo de possibilidades nesse mercado de trabalho. Estou conhecendo empresas para me tornar consultora de negócios de semi-joias e estou confiante em meu crescimento profissional, mesmo o país vivendo a crise financeira atual. Irei fazer a diferença num país em que todos se titulam iguais.

    RESPONDER
    • Driely@Andreza Araujo
      2 de setembro de 2017, 14:48

      Olá Andreza. Boa sorte em seu ideais. Esse mercado precisa mesmo de pessoas mais qualificadas e humildes para compartilhar informação, porque uma grande maioria que estão nesse ramo e tem informação não compartilha com medo de perder seu lugar no mercado. Precisando de qualquer ajuda, estou à disposição. Fico muito feliz em saber que meu artigo tocou sua vida.

      RESPONDER
  • Bella fritsch
    12 de julho de 2017, 01:21

    Olá Driely também estou começando nesse segmento. Moro em Chicago e minha maior dificuldade tem sido informação. Tenho criatividade de sobra mas sinto que falta material de pesquisa sobre a parte de produção do design de joia como semi joia.

    RESPONDER
    • Driely@Bella fritsch
      17 de julho de 2017, 15:11

      Olá Bella. Realmente a informação publicada é pouca nessa área. Você conseguirá boas informações com produtores ai em Chicago mesmo, mas tem que entrar na rede deles, fazer amizades e se entrosar com o pessoal da mesma área. O processo de produção do Brasil é diferente em alguns detalhes daí, portanto você pode optar por fabricar do modo brasileiro, mas para isso adquirir todo o conhecimento de produção, maquinários, e treinar pessoal ou fazer você mesma, ou pode fazer da maneira que é a cultura daí. O melhor é você se munir de informação e pesar os prós e contras de cada meio de produção, para ver o melhor caminho para você. Precisando estou à disposição. Bons negócios!

      RESPONDER
  • Alexandre
    21 de junho de 2017, 12:49

    Boa Tarde Driely!

    Primeiramente parabéns pelo artigo, muito instrutivo.
    Estou estudando para entrar em atividade comercial no setor e no momento procurando eventos como seminários, palestra e workshops e feiras do mercado de semi-jóias.
    Você teria alguma sugestão de evento o qual eu poderia aprender mais sobre o público potencial comprador?

    Grato

    Alexandre

    RESPONDER
    • Driely@Alexandre
      2 de setembro de 2017, 14:41

      Olá Alexandre. Perdão pela demora em resposta.

      O público potencial comprador tem a ver primeiro com o tipo de joias que você trabalha. Você pode trabalhar escolhendo um público alvo e depois os modelos que encaixam nesse público, ou escolhendo o tipo de joia que prefere trabalhar e depois determinar o público que interage com esse tipo de joia. O estudo de público alvo, envolve cultura, classe social, a atual condição política e leis que afetam essa classe (porque isso modifica os hábitos, compras, necessidades e supérfluos), moda, estilo desse público, idade, preferências, personalidade, aina outras coisas mais. É um estudo complexo, porque por exemplo, dentro da classe social media, tem um grupo menor que é clássico, outro é esportivo, outro é boho, e dentro de cada grupo menor, preferencias e hábitos mudam, e assim por diante. Comece escolhendo o público ou tipo de joia, e daí vá refinando a pesquisa.
      Eu não conheço muitas fontes de pesquisa. Mas o Google ajuda muito, e claro, não pegue a primeira informação que aparece na página. Se vc pesquisar um tópico como ” o que influencia a compra” veja o máximo de artigos que puder e também pesquise em inglês, eles têm muito mais artigos publicadas sobre os mais diversos assuntos do que nós Brasileiros.

      Espero ter ajudado e obrigada pelo elogio da matéria.
      Estou a disposição!

      RESPONDER
  • José Wilson Souza Santos
    16 de abril de 2017, 23:56

    Utilizando também a Revista Empreendedora para elaborar um trabalho acadêmico. Obrigado pela matéria.

    RESPONDER
  • L. Ramos
    23 de novembro de 2016, 19:26

    Olá Driely, achei interessante a matéria e suas observações. Mas lembre-se de colocar as fontes das referências que você pesquisou, dará mais credibilidade ao que está sendo falado. 🙂

    RESPONDER
    • Driely@L. Ramos
      24 de novembro de 2016, 11:44

      Olá Ramos! Me desculpe, eu vou adicionar as referências na matéria. Obrigada por me lembrar! O que você não encontrar nas referências, são de minha experiência profissional. Converso com muitos produtores e profissionais do ramo joalheiro, o que me dá a vantagem de saber em primeira mão sobre as _verdadeiras_ necessidades do mercado de joias e mercado de trabalho do setor. Também faço pesquisas informais e estudo em fontes internacionais, que estão muito a frente do Brasil em questões de necessidade, investimento, organização, pesquisa, informação e etc. Qualquer dúvida estou à disposição! 🙂 Obrigada por ler a matéria!

      RESPONDER
    • A Empreendedora@L. Ramos
      24 de novembro de 2016, 14:57

      L Ramos, agradecemos a sugestão. Ela já foi atendida.
      Encaminhei um e-mail para redacao@aempreendedora.com.br com seu nome e endereço, pois a revista A Empreendedora lhe enviará uma lembrança pela participação.
      Contamos contigo para indicar nossa revista ao seu grupo de amigas(os).

      Att. Equipe A Empreendedora.

      RESPONDER

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