Como definir suas metas para 2017

0
124

Para você que já fez o seu Planejamento para 2017, inicie o Ano verificando se as suas Metas pré-estabelecidas observam o método SMART.

Mas, você que ainda não concluiu o seu Planejamento para 2017, aqui vai uma dica muito importante que vai potencializar as chances de realização das suas Metas.

Para suas metas serem alcançadas com mais tranquilidades é fundamental que ela seja bem estabelecida, de forma a produzir mudanças no seu comportamento e atitudes. Somente desta forma ela vai direcionar a sua vida de forma consciente e inconsciente para realização desta meta. Portanto, para que seja uma meta viável, é necessário que ela observe alguns critérios:

  1. Devem obedecer ao método SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Timely).
  2. Devem ser escritas, serem claras, atingíveis e desafiadoras, motivadoras e com um valor significativo.
  3. Ela deve ser ESPECÍFICA. Significa dizer que não deve deixar dúvidas nem permitir contradições. Não pode ser uma meta genérica. Deve ser bastante detalhada.

Por exemplo: se você quiser um carro, discrimine desta forma: novo ou usado, marca, modelo, cor, ano, preço e todos os detalhes possíveis.

  1. Ela deve ser MENSURÁVEL – Isto significa que a sua Meta deve ser algo que você possa ser medir, quantificar e/ou constatar quando for alcançado. Deve ser algo, que você possa fazer um acompanhamento e até poder fazer mudanças e ajustes no que diz respeito à estratégia e plano de ação ao longo da sua trajetória, para alcançá-la. Por exemplo, eliminar X quilos. Basta subir na balança e mensurar como está indo o desempenho da dieta.
  2. Ela deve ser ATINGÍVEL. Ela deve ser, Desafiadora, porém Realista.Deve ser uma Meta e.m que seja capaz de realizar todas as atividades do seu Plano de ação para a realização da mesma. Não deve ser tão fácil, pois ela precisa desafiar você a sair da sua zona de conforto, nem tão difícil que impossibilite a sua realização e você venha a se frustrar. Quando o seu cérebro reconhece que aquela meta é atingível, apesar de desafiadora, por ser realista, acha meios para se aproximar da concretização de suas metas.
  3. Ela deve ser RELEVANTE – Quanto mais valor tem a Meta para você, mais motivação você terá para alcança-la. Ela se tornará mais relevante ainda, quando ela está associada à sua missão de Vida e tem congruência com os seus valores e crenças. Todo o seu pensamento, foco, investimento, esforço se tornam relevantes e direção da sua meta.
  4. Ela deve ser TEMPORAL, ou seja, tem um período para ser realizada, com prazo para início e fim definidos. Isto dará a ela a sensação de urgência. Exemplo: emagrecer 20 quilos sem fixar um tempo, dificulta o acompanhamento e a eficácia do processo. O seu cérebro não será impulsionado a trabalhar a seu favor, em busca da meta. A sua meta deve ter dia, mês e ano para que o seu cérebro entenda como urgência.

Além de todos estes requesitos, a sua Meta deve ser ECOLÓGICA e POSITIVA.

Considera-se uma Meta Ecológica quando ela não fere os seus valores e das outras pessoas. Sua meta é Positiva quando você estabelece de forma Positiva o que você quer alcançar. Nunca se estabelece uma Meta, objetivando um contexto negativo, pois nosso cérebro não entende o “não”. Estabeleça aquilo que você deseja alcançar, não aquilo que você não quer mais para sua vida, ou que você pretenda eliminar ou se livrar.

Um grande Abraço

Ana Teles
Coach de Aposentadoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here