Como manter sua escova de dentes livre de bactérias

0
81

Escovar os dentes é um hábito que faz parte da rotina de higiene bucal de todos, no entanto, o que poucas pessoas lembram é que a escova também precisa receber cuidados.

Durante a escovação retiramos de nossa boca restos de alimentos e bactérias que ficam alojadas entre os dentes e automaticamente se instalam nas cerdas da escova.

Por esse motivo, é necessário trocar a escova a cada 03 meses. Acredite, isso não é conversa do fabricante para vender mais escovas. Conforme vamos usando a escova de dentes percebemos que as cerdas vão se desgastando, alterando a sua forma, normalmente compactando-se na base da escova, o que dificulta a limpeza da escova e facilita o desenvolvimento de fungos e a multiplicação de bactérias.

A Doutora Juliana Chioquetta da Rosa orienta a escolha: “prefira sempre as escovas dentais macias ou ultra macias, pois escovas com cerdas duras podem causar retração gengival e sensibilidade. A escolha do tamanho da cabeça da escova também é importante, pois se ela for muito grande, muitas vezes não irá alcançar as regiões mais posteriores, deixando a escovação deficiente”.

Após o uso, o ideal é enxaguar a escova, remover o excesso de água com batidinhas do cabo na pia (nunca passe os dedos nas cerdas), e borrifar enxaguante bucal nela. Para uma limpeza mais eficaz, é possível mergulhar a parte com as cerdas em enxaguante bucal por 20 minutos.

Antes de usar a sua escova, sempre molhe as cerdas em água corrente, assim você remove resíduos do exaguante bucal e de microrganismos. Além disso, sempre utilize fio dental antes da escovação, dessa forma você evita que restos de alimentos fiquem alojados na escova.

Depois do uso, evite guardá-la em armários, gavetas e recipientes fechados. A umidade e falta de luminosidade propicia um ambiente ideal para proliferação de fungos e bactérias. O ideal é deixá-las em local aberto, seco e ventilado, sem contato uma com as outras, o mais longe possível do vaso sanitário.

Os protetores plásticos que envolvem somente a cabeça da escova são excelentes para proteger as escovas de dentes que ficam guardadas em bolsas e mochilas, no entanto, não são indicados para uso diário nos banheiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here