Como o uso de películas especiais pode trazer economia e segurança.

0
323

Vocês já perceberam como a cor dos móveis e dos tecidos vai desbotando com o tempo? Mesmo que se tenha o máximo de cuidado, a tonalidade vai se alterando e a principal causa disso é a radiação solar.

Os raios ultravioletas, que fazem parte dessa radiação, ultrapassam diversos tipos de materiais e somente com algum tipo de proteção é que se pode amenizar a sua incidência e seus efeitos nocivos.
Foto: www.r5wf.com.br/causas-desbotamento

O uso de películas especiais de arquitetura para vidros, em residências e em ambientes comerciais, pode ser uma forma eficiente de reduzir esses danos.

O custo benefício de se investir nesse tipo de produto é a economia que proporciona ao longo do tempo.

Alguns desses benefícios, citados por Reginaldo Moraes, consultor técnico da empresa R5 Window Film, autorizada da 3M, são:
  • diminuir a temperatura interna dos ambientes: estudos feitos mostraram que pode-se reduzir em até 7°C a temperatura com o uso da película para controle solar. Mantendo os ambientes mais frescos nos verão, auxilia também na economia de energia elétrica, pois o uso do aparelho de ar condicionado pode ser reduzido, contribuindo para o consumo consciente de energia;
  • impedir que até 97% dos raios infravermelhos entrem pelo vidro, esses raios são responsáveis pela sensação de calor;
  • ajudar na conservação de móveis, revestimentos, tecidos e tapetes, pois reduzindo a entrada dos raios UV aumenta a vida útil desses materiais;
  • amenizar os efeitos nocivos causados pelos raios solares na pele humana, sendo inclusive recomendada pelo Skin Câncer Foundation por ser comprovada sua eficiência na proteção contra os raios UV;
  • reduzir o ofuscamento e desconforto visual provocado pela luz solar;
  • ter alta transmissibilidade de luz e alta claridade: essa película aplicada no vidro interfere pouco na visão externa do ambiente e na entrada de luz natural, através de instrumentos de medição comprovou-se que passa em torno de 67% da luz visível pelo vidro, essa diferença do índice é imperceptível para o olho humano;
  • esse produto não contém metal na sua composição, sendo assim não sofre corrosão e não causa interferência na transmissão de sinal de celular, rádio e GPS.
Outro produto diferenciado é a película de segurança.

Essa película é aplicada sobre o vidro temperado do box de banheiros. O vidro temperado possui a vantagem de quando quebrado se partir em pedaços menores e menos pontiagudos.

Porém esses pedaços ainda podem machucar as pessoas. Já com o uso combinado da película de segurança, os fragmentos ficam colados sobre ela, evitando o estilhaçamento e reduzindo o risco de cortes.

“A garantia dessa película é de 5 anos, quando aplicada do lado de fora do box”, segundo orientação do consultor técnico Reginaldo Moraes. Algumas vidraçarias já comercializam os boxes de vidro com a película de segurança inclusa.

Foto: www.maggioarte.com.br/pelicula-de-seguranca

Essas películas também são utilizadas para proteger vitrines e vidraças, que ao serem quebradas, não estilhaçam e ainda dificultam a entrada de criminosos.

Esse material é composto de várias camadas de poliéster que contém um adesivo resistente à pressão num lado do filme e outro resistente a abrasão na outra face. É isso que garante a sua resistência aos impactos.

Outro uso desse material é como antipichação e vandalismo. Essa película pode ser aplicada em vitrines e fachadas de vidro, espelhos de banheiros públicos, bancadas de vidro, laterais de escadas rolantes ou portas de elevadores, que ao serem pichadas ou riscadas não serão danificadas, bastando retirar o filme plástico e aplicar um novo, reduzindo muito o custo de manutenção desses ambientes.

Foto: www.r5windowfilm.com.br/blog/portfolio/anti-graffiti-protecao-contra-vandalos/
O uso de películas decorativas para vidros em ambientes corporativos também é um recurso de arquitetura de menor custo e de rápida execução. Tendo como outras vantagens:
  • valor mais baixo do que usar vidros decorados, além de poder mudar o padrão depois sem ter que substituir a divisória ou o vidro;
  • aumento da segurança, caso o vidro se quebre (pedaços colados no filme);
  • redução do reflexo e da dispersão de luz no vidro;
  • criar elementos de divisão de espaços (divisórias/ biombos) que dão mais privacidade ao local.
Foto: www.r5windowfilm.com.br/blog/portfolio/linha-fasara-linha-decorativa/
Algumas dicas para a limpeza e manutenção das películas, para que durem mais e continuem eficientes:
  • fazer a limpeza do vidro com película só depois de 30 dias após a aplicação;
  • não usar escovas, palhas de aço ou materiais abrasivos;
  • usar água e sabão neutro com um pano macio, evitando produtos químicos;
  • não colar outros materiais (adesivos) sobre a película;
  • não limpar os vidros quando estiver incidindo luz solar direta sobre eles, preferencialmente fazer a limpeza pela manhã ou no fim do dia para evitar danos à camada resistente a abrasão.

Essas são algumas das indicações de películas especiais para uso residencial e comercial.

Espero que essas informações sejam úteis para as leitoras e se tiverem alguma dúvida, estou à disposição para responder. Se gostarem da matéria, curtam na página da revista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here