Como ter um quarto de casal mais aconchegante.

0
300

O quarto de casal numa casa costuma ser um dos ambientes mais valorizados, pois é nele que se relaxa e se recarregam as energias do dia a dia. Esse local deve ser calmo e confortável, além de levar em conta os gostos pessoais do casal na decoração de interiores.
A seguir algumas sugestões para deixar esse espaço ainda mais aconchegante e agradável.

1. Iluminação adequada
A iluminação certa pode trazer uma atmosfera de aconchego ao ambiente. Uma temperatura de cor mais amarelada nas lâmpadas deixa o local mais envolvente e relaxante. O quarto pode ter dois tipos de iluminação: uma geral, que proporciona uma luz mais difusa e outra mais pontual. A iluminação geral é o ponto de luz central do quarto e geralmente utilizam-se luminárias plafons com lâmpadas de maior potência, como fluorescente ou led. Essa luz é mais forte e ilumina de forma homogênea. Já a iluminação pontual ou de destaque, serve para valorizar alguns objetos ou áreas do quarto. Como por exemplo, uma iluminação para leitura que pode ser feita por abajur ou luminária fixa na parede, usando-se uma lâmpada led Par 20. Para destacar objetos de decoração ou quadros usam-se luminárias com lâmpadas de facho direcionado como as led dicróicas, que demarcam bem o espaço jogando luz sobre a peça escolhida.

2. Cores claras
As cores claras causam a sensação de amplitude nos ambientes, deixando os mais calmos e relaxantes. O uso de cores nudes, tons pastéis ou tons rosados criam um clima aconchegante e de neutralidade na decoração. Usar papel de parede nesses tons traz leveza e sofisticação ao quarto, as estampas mais usadas são os arabescos, as listras e os temas florais. Para valorizar o espaço e sair do convencional podem ser utilizadas cores mais fortes nos detalhes da composição, tais como: roupa de cama, mantas, almofadas, tapetes, abajures, cadeiras estofadas, quadros entre outros.

3. Espelhos
Os espelhos dão suavidade ao local e aumentam a sua luminosidade, pois refletem a luz ambiente. Além de se tornarem peças de destaque na decoração do quarto. Eles criam também a ilusão de ambientes maiores ao refletirem as outras paredes e o mobiliário do cômodo. As cores de espelho mais usuais são a cor prata e a bronze. O espelho bronze reflete menos a iluminação e os objetos, mas proporciona um cenário mais acolhedor e sofisticado. O acabamento da borda do espelho também dá um diferencial ao projeto: bordas lapidadas compõem com ambientes mais modernos, enquanto bordas com bisotê ou chanfradas combinam com decorações mais clássicas e românticas.

imagem: www.facebook.com/contatostudioarchi/quartocasal

4. Uso de tapetes
Os tapetes ajudam a compor a ambientação do quarto acrescentando textura e cor, além de deixá-lo mais quente e ajudar na acústica, pois absorvem os sons. Os tamanhos, as formas e as estampas podem variar bastante. Podem-se fazer vários arranjos, como por exemplo: usar tapetes retangulares menores nas laterais da cama; um tapete maior sob a cama passando para as laterais; uma passadeira nos pés da cama; tapetes circulares em locais de passagens no quarto ou fazer sobreposições de tapetes com acabamentos e texturas diferentes.

5. Cabeceira estofada
Uma cama com cabeceira estofada valoriza muito o quarto de casal. Existem muitas opções de revestimento, desde o tecido (veludo, sarja, seda, camurça) até o couro (natural, sintético ou couro ecológico). Há muitos modelos de acabamentos, tais como: cabeceiras estofadas com quadrados ou retangulares com bordas retas; estofadas em faixas horizontais com acabamento em roletê; estofadas com costura com pesponto; estofadas com botões ou modelo botonê; cabeceira com moldura de madeira trabalhada ao redor e centro estofado como o estilo Luiz XV. A escolha do estilo varia de acordo com o gosto pessoal do casal.

6. Peças de destaque
A mobília tradicional do quarto (cama, mesas laterais e roupeiro) pode ser incrementada com a adição de novas peças de decoração, como: aparadores, poltronas, bancos e mesas. Peças antigas de família, como cômodas, escrivaninhas ou mesas, ajudam a personalizar o espaço e trazem referências da história de vida dos moradores. Peças de mobiliário de estilo e design, como por exemplo: poltrona Egg (designer Arne Jacobsen) ou mesa Saarinen (designer Eero Saarinen); servem para valorizar a decoração do ambiente. Ao colocar vasos de flores naturais ou artificiais no quarto deixa a impressão de frescor e natureza. As fotos de família em porta-retratos ou quadros ajudam a reforçar esse aspecto de lar e conforto. Um local de leitura com poltronas confortáveis dentro do quarto aumenta ainda mais essa atmosfera de aconchego.

foto: quarto casal/arquivo pessoal

Com essas simples dicas é possível tornar o seu quarto de casal um ambiente mais acolhedor, sem gastar muito com móveis e objetos de decoração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here