Como uma mulher pode ter destaque em empresa totalmente machista?

0
69

Este é um tema muito importante de ser falado, escrito e até para ser colocado em fórum de debates, pois ele traz um dos pontos mais essenciais sobre a situação das mulheres, não somente em empresas consideradas machistas, mas na sociedade em geral. É fato que as mulheres já por alguns séculos vêm se desenvolvendo através de um sistema social, educacional, político, entre outros cuja criação origina-se no comando masculino, ou seja, tudo ou quase tudo o que vemos em nossa sociedade como um todo foi criado e desenvolvido por homens.

Quando as mulheres começaram a ter a oportunidade de trabalhar profissionalmente e de terem acesso aos estudos, principalmente os de nível superior, tiveram de provar que realmente eram capazes de estudar e de trabalhar, ou seja, tiveram que competir com os homens feito homens. Porém, esta necessidade de provar que a mulher é tão capaz como os homens continua até hoje, pois ainda existem muitos preconceitos contra a mulher e falta de aceitação do feminino em geral.

Penso que numa empresa com tendências machistas para se ter destaque deve-se não competir de igual para igual com os homens, pois isto não irá favorecer a mulher, pelo contrário, só irá fortalecer a competição já existente. Além disto, a mulher se obrigará cada vez mais a se comportar como homem, justamente para poder provar que é capaz sim de se destacar em meio a uma consciência contra o feminino.

Foto: Pixabay

Algumas mulheres podem pensar que para ter destaque em uma empresa “machista” é necessário ser bonita, andar com roupas atraentes, ser sedutora. Penso que isto também não é o caminho, pois somente reforça a crença de que para uma mulher ter destaque profissional só pode ser através de “alguns poderes femininos” tão comentados entre os homens e até entre as mulheres de forma vulgar. Mas qual é a saída para esta situação?

Penso que a mulher necessita primeiramente compreender o que é a força feminina e se auto-conhecer como mulher. É necessário desconstruir crenças e valores invertidos em relação ao ser mulher e construir uma nova visão sobre o feminino como consciência e não somente como “coisas de mulher”. Para isto vou deixar aqui algumas dicas importantes:

  • Ser mulher é muito valoroso seja em que situação você se encontrar;
  • Reconheça que a força feminina é forte, porém é diferente da masculina;
  • Conheça a si mesma. Saiba como você é no emocional, no intelectual, no físico; como você reage a certas situações onde você se sente exposta como mulher, em fim conheça-se;
  • Saiba claramente seus objetivos como profissional e seus talentos para realizá-los;
  • Se manifeste sempre como “ser” mulher para alcançar seus objetivos;
  • Liberte-se da auto-imposição da competição com a força masculina;
  • Fale sempre o que pensa: deixe clara sua visão a respeito de qualquer situação quando for solicitada;
  • Lembre-se de que é necessário e importante que haja a diversidade de comportamentos, de ideias e de ações, portanto, não seja igual aos homens senão você será mais “um”;
  • É necessário que as mulheres assumam cada vez mais cargos de lideranças e de gestoras, porém é necessário que elas manifestem o feminino e não o modelo masculino aprendido;
  • Desenvolva o feminino como consciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here