Como usar o fio dental corretamente

0
91

Sua existência é ignorada por uma boa parcela da população, no entanto, o fio dental é um dos melhores amigos da higiene bucal e jamais deve ser negligenciado.

Usar o fio dental corretamente garante a remoção da placa bacteriana e de restos de alimentos em locais que normalmente a escova de dentes não alcança, nas regiões entre os dentes e bem próximo à gengiva.

Como ele remove restos de alimentos, o correto é realizar o procedimento de limpeza com o fio dental antes mesmo da escovação.

Para realizar a higienização bucal, pegue um pedaço de fio de dental de aproximadamente 30cm, enrole as pontas nos seus dedos indicadores para facilitar o manuseio, em seguida, seguro o fio dental em volta de cada dente, movendo-o para cima e para baixo, para frente e para trás, e contra o lado de cada dente.

Você deve repetir o procedimento em todos os dentes, e para cada dente deve ser usado um pedacinho novo do fio dental.

ata-de-dinti
Super Floss

Alguns tipos de aparelho ortodôntico podem dificultar o uso do fio dental, no entanto, existem maneiras corretas de utilizá-lo, como explica a Dra. Juliana Chioquetta: “no caso de quem usa aparelho ortodôntico, prefira o uso do fio dental próprio para isso (super floss), como este ao lado, que tenha uma ponta rígida para facilitar a inserção por baixo o arco, uma superfície esponjosa para limpar entre os braquetes e o fio regular no restante do comprimento para que você consiga limpar entre os dentes”.

 

Cuidado com a gengiva

Jamais force o fio dental em direção à gengiva, ela é formada por um tecido muito fino e sensível e o fio pode cortá-la e gerar lesões mais graves, deixando-a suscetível à bactérias e infecções.

O cuidado deve ser redobrado quando usa-se limpadores interdentais e suportes de fio dental (muito comuns nos EUA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here