Cronograma Capilar – Agentes causadores de cabelos danificados

6
158

Olá, tudo em paz com vocês?

Um ótimo 2017!

Nessa nova matéria vamos iniciar uma sequência de textos abordando tudo que você precisa saber sobre cronograma capilar. Vamos falar desde shampoos e métodos de higienização até as máscaras para tratamentos e seus efeitos. Vamos falar também, sobre as “milagrosas” receitinhas caseiras e seus reais resultados.

Espero que seja útil e que vocês gostem. E já sabem né? – Deixa seu like, compartilhe e é claro deixe também sua opinião, dicas e dúvidas nos comentários.

Cabelos danificados
Cabelos danificados

Devemos antes de tudo, ter sempre em mente que cabeleireiros (as) não são médicos, então a parte hereditária, congênita, hormonal, medicamentosa, infecciosa e doenças que possam estar causando danos às madeixas, como quebras e quedas, não são da alçada dos profissionais da beleza.

Cabeleireiros (as) não receitam remédios, não indicam tratamentos, não dão prognósticos, diagnósticos, laudos e nada do gênero. Sempre que o causador dos danos aos fios for INTERNO, o máximo que um bom e responsável profissional deve fazer é indicar que a cliente procure um dermatologista.

Então quando um cabeleireiro pode intervir pelo bem da saúde dos fios de suas clientes?

Quando os agentes causadores de danos forem:

  • Ações climáticas – Sol, calor, umidade, poeira, etc.
  • Ações diárias – lavagens, piscina, mar, amarrar, etc.
  • Ações químicas – coloração, descolorações, redutores de volume (progressivas), alisantes, relaxantes, etc.
  • Ações de tração – escovação, pranchas, penteados, cortes, etc.
  • Falta de higiene – longos períodos sem lavar os cabelos, ou técnicas de lavagens mal executadas acarretam em acúmulos excessivos de impurezas e resíduos nos fios, o que gradativamente provoca ressecamento, quebra e queda.
  • Químicas o maior agente causador de danos aos cabelos (e em grande parte das vezes esses danos são irreversíveis) são as químicas, desde as mais leves como as colorações simples, até as pesadas como alisamentos.
  • Descolorações – os pós descolorantes estão entre os grandes vilões dos cabelos. A agressividade da descoloração é medida pela soma do conjunto pó+OX. Quanto maior a volumagem mais agressiva é a mistura e maior é o dano.

Em situações como essas, o agente causador do dano é EXTERNO e pode ser resolvido pelo profissional cabeleireiro. Mas para que isso aconteça e os resultados sejam eficazes e no menor tempo possível é necessário um trabalho em conjunto entre você e seu profissional. Esse trabalho envolve comprometimento e responsabilidade de ambas as partes. E é sobre isso que vamos falar nas próximas semanas.

Um bom tratamento se inicia pelo diagnóstico correto do fio, em determinar o que ele necessita naquele momento e para aquele tipo de dano, pois os produtos de tratamento também podem causar danos bem severos.

O excesso de nutrição causa cabelos com aspecto oleoso, pesado e sem vida. Devido à sobrecarga o fio fica com a aparência de cabelo sujo. Diferente da oleosidade natural da raiz, o excesso de nutrição mantém esses aspectos mesmo após lavar os cabelos.

Excesso de nutrição
Excesso de nutrição

O excesso de reconstrução causa o efeito contrário, o cabelo se torna rígido e opaco, ocasiona quebra e deixa as pontas espigadas. A aparência é de cabelos danificados, que pode ser confundido com falta de tratamento, o que pode transformar a reconstrução num círculo vicioso, onde ao invés de recuperar o cabelo, vai danificá-lo por excesso e continuar reconstruindo e danificando, tornando quase impossível a recuperação desses fios.

Excesso de reconstrução
Excesso de reconstrução

Beijos e até a próxima semana.

Gostou? Curte, compartilha e deixa seu comentário, é sempre um prazer falar com vocês.

 

Cláudia Silva

claudia-logo-para-colunaFone: (41) 9 9178-8485
Email: claudia.sil_apk@hotmail.com
Consultoria: https://www.facebook.com/ColoriRaddrizzamentoConsultoriaOnline/
Produtos: https://www.facebook.com/lineareparazione/
Twitter: @CLAUDIAPOWERFUL
Instagram: claudia_silva_raddrizzamento
LinkedIn: claudia-silva-raddrizzamento

6 COMENTÁRIOS

  1. Difícil é fazer algumas clientes entender que química sem tratamento não dá. Já teve cliente que disse que reconstrução estragou o cabelo dela, não a descoloração com ox 40 que ela tinha feito pouco antes.

    • O intuito dessa sequência sobre cronograma é justamente esse Ana. Esclarecer alguns pontos e conscientizar sobre outros. Você vai amar… Vamos falar até sobre as receitinhas caseiras. E será sempre muito bem vinda sua participação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here