Cronograma Capilar – parte 2 – Tabela de pH

1
615

Olá, tudo em paz com vocês?

Como dito na semana passada, iniciamos uma sequência de textos abordando tudo que você precisa saber sobre cronograma capilar. Nessa semana vamos falar sobre Tabela de pH. Um assunto muito mais importante do que se pensa, pois é nessa análise que começa o sucesso ou fracasso de todo e qualquer tipo de procedimento capilar. É essa tabela que determina tudo no mundo dos cabelos, é ela quem diz o que pode ou não ser feito.

Tabela

O pH é o símbolo que significa potencial hidrogeniônico, que determina o valor da acidez ou alcalinidade de um produto ou da pele. O resultado dessa escala pode interferir na estrutura, brilho, maciez e saúde dos cabelos.

O pH ácido neutraliza o pH alcalino. O tratamento ácido faz com que os cabelos encolham e as escamas da cutícula se fechem. Ele fecha a cutícula capilar e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelos assim como outros tratamentos hidratantes.

 O ideal é usar shampoos com pH de 4 a 5, os levemente ácidos, dessa forma conseguimos fechar as cutículas sem alterar os fios. Shampoos muito ácidos deixam os cabelos rebeldes. E é aqui que começam as receitinhas milagrosas que fazem o vinagre de maçã e o limão serem tão idolatrados na internet. Mas as coisas não são bem assim.

O efeito “reparação imediata” apresentado pelas receitas com vinagre de maçã ou limão se dá pela acidez desses produtos. O pH ácido tem poder selante, vai fazer com que as cutículas abertas se fechem, assim sendo, os fios com as escamas fechadas refletem a luz e temos o brilho intenso. Brilho não quer dizer saúde do fio. Significa apenas que as cutículas foram seladas e nada, além disso. O fio necessita ser preenchido. O córtex deve ter sua massa reposta antes de blindarmos as cutículas e realizar a tão necessitada reposição de massa.

Então o vinagre de maçã não funciona? Funciona sim. Com o pH ácido a função dele é selante e isso ele realmente faz. Porém, está na composição, que não tem nenhum tipo de ativo nutritivo para os fios já que é composto apenas por água, conservante e fermentado acético. Você selou o fio oco e mesmo assim o risco de quebra continua eminente. Conhecem o ditado popular? “Por fora bela viola, mas por dentro pão bolorento. ”, é assim o fio “tratado” com vinagre.

Slide4

 o pH alcalino é superior (mais forte) que o ácido, ele tem ação contrária, é agente dilatador. Essa abertura de cutículas deixa o cabelo sem vida, na escala de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa ponta dupla. Exemplo: colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações. O calor também é agente dilatador, logo, exposições constantes ao secador e chapinha e lavagens com água quente também são muito prejudiciais aos fios.

A maioria dos profissionais e de algumas clientes também tem certa fobia quando o assunto são alisantes (tioglicolatos e hidróxidos) pois acreditam que o potencial destruidor deles é o maior que existe. Ledo engano. As descolorações para atingir os loiros claríssimos e platinados são muito piores que a maioria dos alisantes. – Nossa como assim Cláudia? Simples. Ainda dentro da tabela de pH, o potencial da maioria dos alisantes é entre 9 e 13, enquanto o potencial das descolorações atinge facilmente o 14, que é a altura máxima da tabela.

Cabelos Quebrados
Cabelos Quebrados

O pH neutro é o ponto de equilíbrio. O balanceamento entre os dois níveis da escala é importante, pois o excesso de produtos alcalinos deixa os fios porosos e os de ácido, os fios mais oleosos.

Então para ter um cabelo saudável preciso manter ele neutro? Não

 O pH dos fios de cabelo varia de 4,2 a 5,8 e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6, por isso é importante usar shampoos levemente ácidos para manter o equilíbrio dos fios.

 

 

Cláudia Silva

claudia-logo-para-colunaFone: (41) 9 9178-8485
Email: claudia.sil_apk@hotmail.com
Consultoria: https://www.facebook.com/ColoriRaddrizzamentoConsultoriaOnline/
Produtos: https://www.facebook.com/lineareparazione/
Twitter: @CLAUDIAPOWERFUL
Instagram: claudia_silva_raddrizzamento
LinkedIn: claudia-silva-raddrizzamento

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Claudia.
    Parabéns pela matéria, ficou show.
    Quem sabe um dia antes do evento de lançamento da nossa revista sobra um tempo para você dar umas dicas para o meu cabelinho rsrs.

    Um grande beijo
    Alessandra Batista – ABT CONSULTORIA
    sua colega COLUNISTA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here