Cronograma Capilar – Parte 4 – As Etapas do Cronograma.

2
216

Olá, tudo em paz com vocês?

Como já dito anteriormente iniciamos uma sequência de textos abordando tudo que você precisa saber sobre cronograma capilar confira:

Nessa edição vamos falar das etapas do cronograma, quais são, para que servem e quando fazer ou não cada uma delas.

Por definição, o cronograma capilar é um conjunto de tratamentos específicos que reunidos, servem para manter ou devolver a saúde dos fios. É composto por três etapas distintas: hidratação H – nutrição N – reconstrução R.

De acordo com o resultado obtido na análise e diagnóstico dos fios é que se define a montagem do Cronograma Capilar – CC;

Que vai de formações mais simples como:

H = 1 vez por semana
N = 1 vez a cada quinze dias
R = 1 vez a cada quinze dias

Até formações mais intensas como:

H = 1 vez por semana
N = 2 vezes por semana
R = 2 vezes por semana

Em casos extremos de danos, introduz-se ao CC a reconstrução ácida (RA) ou tratamento ácido, que serve para neutralizar o pH alcalino dos fios, fazendo com que as cutículas se fechem. É muito eficaz em casos de emborrachamentos e cortes químicos. Esse tratamento não deve exceder o máximo de duas vezes mensais e deve sempre ser seguido de tratamentos emolientes. E também não deve ser feita com vinagre.

Procure por produtos com nomes como: reestruturante de pH, balanceador de pH ou acidificante.

Imagem 001

Hidratação

É o ato de repor água aos fios, que é perdida diariamente. O tratamento de hidratação serve para dar brilho, movimento, manter a proporção de água e repor necessidades simples. É indicada para cabelos secos, sem brilho, expostos ao sol e danos do dia a dia. Não há contraindicações.

A hidratação é composta por agentes condicionantes como: alcoóis e ácidos gordos, glicerina, pantenol, extratos naturais de frutas, algas, plantas, tocoferol (vitamina E), ácido lático, ácido cítrico, sorbitol, uréia.

Nutrição

É o ato de repor nutrientes aos fios, que são perdidos por processos químicos pesados como: descolorações e alisamentos. A nutrição é uma reposição de massa de extrema importância para a saúde dos fios. Ela da emoliência, maciez, diminui (não reduz) o volume causado por danos e ressecamentos e proporciona maleabilidade.

É indicada para cabelos ressecados, volumosos com pontas espigadas e sem maciez.

O excesso de nutrição causa cabelos com aspecto oleoso, pesado e sem vida. É composta por manteigas e óleos naturais: como manteiga de murumuru, abacate, karité, amêndoas, óleo de coco, girassol, argan, ojon, oliva, jojoba, cera de abelha, carnaúba, tutano, lipídios. 

Reconstrução

É o ato de repor elementos da fibra capilar que são perdidos devido a repetidas ações de químicas pesadas e ou procedimentos mal realizados. A reconstrução promove força e tem efeito antiquebra. É indicada para cabelos danificados, emborrachados, quebradiços devido a químicas. O excesso causa o efeito contrário, o cabelo se torna rígido e opaco, ocasiona quebra e deixa as pontas espigadas. A aparência é de cabelos danificados.

É composta por proteínas hidrolisadas e aminoácidos como: queratina, arginina, metionina, glicina, lisina, alanina, serina, prolina, valina, isoleucina, treonina, histidina, fenilalanina, caseína, proteína do trigo (glúten: gladina+gluteína), creatina, cisteína, colágeno.

Imagem 002

Beijos e até a próxima edição.

Gostou? Curte, compartilha e deixa seu comentário, é sempre um prazer falar com vocês.

 

claudia-logo-para-colunaFone: (41) 9 9178-8485
Email: claudia.sil_apk@hotmail.com
Consultoria:https://www.facebook.com/ColoriRaddrizzamentoConsultoriaOnline/
Produtos: https://www.facebook.com/lineareparazione/
Twitter: @CLAUDIAPOWERFUL
Instagram: claudia_silva_raddrizzamento
LinkedIn: claudia-silva-raddrizzamento

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here