Cronograma Capilar – Receitas Milagrosas e Seus Resultados

0
228

Olá, tudo em paz com vocês?

Hoje finalizamos a sequência de textos abordando tudo que você precisa saber sobre cronograma capilar:

Nessa semana vamos falar sobre as milagrosas receitinhas de internet e se elas funcionam ou não.

Quem nunca né?

  • Produto de progressiva + água = “banho de verniz”.
  • Amido de milho + suco de limão + qualquer máscara hidratante = “progressiva caseira”.
  • Abacate + iogurte natural + óleo de côco = “hidratação”.
  • Máscara hidratante + pó de café + azeite de oliva + vinagre de maçã = “reconstrução”.
  • Creme de pentear + Bepantol + azeite de oliva = “nutrição”.
  • Shampoo + monovim A + Bepantol = “crescimento e fortalecimento do cabelo”.

Receitinhas populares que bombam na internet em grupos de dicas, blogs, vídeos no Youtube e em todos os cantos. Mas, e aí? Elas funcionam mesmo?

Toda vez que um profissional sério e responsável se dispõe a escrever sobre essas receitas milagrosas, tão práticas, baratas e acessíveis, a primeira reação das pessoas é: “- isso é medo de perder cliente.

Tá falando isso só porque a gente não vai mais precisar ir gastar dinheiro à toa nos salões.” Será?

Não vou aqui negar um fato incontestável que é a prática de valores abusivos por diversos salões. As justificativas são as mais variadas, que vão desde os altos preços dos produtos até o conforto disponibilizado para a cliente nesses espaços. Se me perguntarem se esses valores são justos, não poderei responder, pois desconheço a trajetória do profissional, investimentos em cursos, em recursos tecnológicos, em produtos, etc.. Se me perguntarem se esses valores são sempre necessários, não mentirei, pois nem sempre alguns valores são justificados ou necessários (e é nessa parte que outros profissionais passam a me odiar “risos”).

É possível sim ter produtos de alta qualidade e tecnologia cosmética e oferecer preços bem atrativos.

Mas a grande questão é: nem sempre o nosso posicionamento como profissionais contra essas receitas envolve dinheiro, manter ou perder clientela ou queda no movimento do salão. A maioria das vezes profissionais como eu, se posiciona contra, pelo fator saúde do couro cabeludo, dos cabelos e da cliente.

O fator principal é o excesso de oleosidade e o acúmulo de produtos nos fios e no couro cabeludo. Esse acúmulo, seguido por uma má ou incorreta higienização acarreta em entupimento dos folículos, que tem por consequência a morte da raiz dos fios. Além disso, entra uma questão que muitos desconhecem que são as moléculas.

Para que o fio seja realmente tratado, os ativos devem penetrar até o córtex do cabelo. 

Para que os ativos cheguem até o córtex, preencham as erosões e se mantenham lá, eles devem ser a base de micro ou nano moléculas. O espaço entre a cutícula e o córtex é muito pequeno, então ativos com moléculas macro não passam pelas cutículas e não conseguem se manter dentro do fio quando as escamas passam por processos de selagem (procedimentos com ativos de pH ácido).

Mas então por que meu cabelo fica tão lindo, tão macio, tão brilhante?

Porque o efeito dessas receitas não deixa de ser real, porém, são apenas externos. Você está dando uma ajudinha para que as cutículas do seu cabelo sofram menos com os danos do dia a dia e com alguns procedimentos químicos mais leves. Mas o córtex, que é a parte que dá “corpo” ao cabelo, que mantém os fios íntegros não está recebendo tratamento e se ele não recebe vitaminas, nutrientes, elementos da fibra capilar, inevitavelmente esse fio irá se romper. E isso pode acontecer numa simples coloração, num processo de alisamento ou descoloração e até mesmo num procedimento “inofensivo” de escovação.

Outro vilão escondido nessas receitas é a hipervitaminose.

Os efeitos colaterais causados pelo excesso de vitaminas são muito mais sérios do que se imagina, e podem causar desde doenças físicas graves até quebra e queda dos fios.

Mas qual é o perigo se eu não estou ingerindo essas vitaminas?

Lembre se de que o couro cabeludo é PELE e é ricamente irrigado por vasos sanguíneos, e como tal, tem uma capacidade de absorção gigantesca. Isso significa que absolutamente tudo que você aplica em seus cabelos é absorvido pelo couro cabeludo e vai para seu organismo.

Então essa sequência de matérias não passou de uma campanha pró-salão?

Não, de forma alguma.

É possível você realizar etapas básicas do cronograma capilar no conforto de sua casa, gastando muito pouco e tendo acesso a produtos realmente eficazes com nanotecnologia e de ótima qualidade sem correr riscos desnecessários.

Algumas marcas dispõem de kits home care especialmente desenvolvidos para que as clientes possam cuidar das suas madeixas em casa. A maioria dos salões tem disponível para venda essas linhas das marcas que eles usam.

Marcas como: Inoar, Loreal, Joico, Kpro, Barro Minas, Bio Extratus, Linea Reparazione, etc. oferecem ótimas linhas de manutenções com preços acessíveis e boa qualidade.

Agora que você já sabe quando, como e com o que tratar suas madeixas, aproveite todas essas dicas e fuja dessas receitinhas que podem acabar custando muito mais caro que a visita ao salão, que você tanto quer evitar.

Beijos e até a próxima semana.

 

Gostou? Curte, compartilha e deixa seu comentário, é sempre um prazer falar com vocês.

claudia-logo-para-colunaFone: (41) 9 9178-8485
Email: claudia.sil_apk@hotmail.com
Consultoria:https://www.facebook.com/ColoriRaddrizzamentoConsultoriaOnline/
Produtos: https://www.facebook.com/lineareparazione/
Twitter: @CLAUDIAPOWERFUL
Instagram: claudia_silva_raddrizzamento
LinkedIn: claudia-silva-raddrizzamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here