De Cinderela a Moana. Lições sobre Marca Pessoal e Networking

0
163

Moana, a adolescente polinésia de 16 anos, vem conquistando o Brasil e o mundo na animação da Disney “Moana – Um mar de aventuras”, superando  sucesso fenomenal de “Frozen – Uma Aventura Cogelante”.

O longa animado também recebeu duas indicações ao Oscar 2017 nas categorias: Melhor Animação e Melhor Canção Original com “How Far I’ll Go” de Lin-Manuel Miranda.

Além de lindíssima e arrepiante, a música relata as dores de Moana ao se deparar constantemente com o limite do azul das águas do pacífico, em detrimento ao seu sonho de saber o que há além do horizonte.

Num dado momento de sua vida Moana se aventura pelo Oceano Pacífico buscando  desvendar o mistério que envolve seus ancestrais. No caminho ela encontra o “espirituoso” e poderoso semideus Maui e, juntos, eles embarcam em uma viagem cheia de ação, enfrentando criaturas inusitadas e barreiras quase que intransponíveis.

Ao assistir ao filme me lembrei de uma cena marcante da minha vida. Como a grande maioria das crianças e adolescentes sempre alimentei o sonho de conhecer a Disney. O que aconteceu somente aos 29 anos, quando eu tive condições financeiras para a minha aventura.

Eis que chego em frente ao castelo da Cinderela e meus olhos se enchem de lágrimas. Lembro-me que as pessoas que me acompanhavam na viagem (marido e sobrinho) ficavam me perguntado como eu podia chorar diante de um prédio, com alegorias e adereços ali construído para retratar uma fábula.

Bem, como dois homens podem compreender a profundidade da mensagem subliminar que Cinderela representou na vida de uma mulher?. Fácil entender a surpresa deles e mais fácil ainda sentir o impacto mágico daquele momento.

Assisti a todas as animações da minha época, as quais enfatizavam a beleza, meiguice e fragilidade da mulher, a qual, sofridamente aguardava por seu príncipe. Ainda dialogo comigo achando que talvez este seja um dos fatos que intereferem na paixão das mulheres por sapatos (mas este é assunto para outro artigo).

Analisando muito além do pés, Cinderela consolidou sua marca pessoal como linda, meiga, amiga do animais e sonhadora. E que para realizar o seu sonho de ir ao baile e conhecer o príncipe recebeu ajuda dos animais que a ajudavam.

Ao assistir à animação várias e várias vezes, as meninas recebiam a mensagem de que o amor do príncipe encantado poderia salvar-lhes do sofrimento. E assim seguimos por décadas.

Até que o mundo começou a mudar de uma forma e numa velocidade nunca antes vividas. Hoje, muito mais independentes, as mulheres saem em busca de realizar seus sonhos e conquistar seu príncipe (ou quantos deles forem necessários para o verdadeiro amor).

A forte Moana chega reforçando estes aspectos da personalidade e atitudes que se espera do sexo feminino. Nada de fragilidade e acomodação. Nada de varinha mágica. Mas sim, muita coragem para romper com os padrões e buscar conhecer o desconhecido.

Imagine olharmos para Moana daqui a 30 anos. Qual seriam os atributos da sua marca pessoal?

Beleza (real), força e coragem são características da jovem Moana que vão além de serem ditas, para serem comprovadas por suas atitudes.

Em uma das cenas ela diz que o Oceano é seu amigo, ou seja, isso nos mostra seu nível de autoconhecimento e como isso pode lhe ajudar a conquistar o que busca. Conhecer seus pontos fortes é um dos mais valiosos diferenciais para a construção da marca pessoal.

Moana sabe até onde pode ir e por isso valoriza o networking com personagens que podem lhe ajudar a cruzar o oceano em busca de respostas. Apesar de por a mão na massa e não ficar esperando, ela sabe reconhecer o valor do conhecimento de outros. De olhos fechados e peito aberto, ela parte para sua aventura nos mares.

Como resposta ao tema musical “How far I will go” (Até aonde posso ir), na verdade, não há limites para quem se conhece, sabe seus diferenciais, sabe seu objetivo e se junta a pessoas que podem lhe ajudar. Isso é construir sua marca pessoal.

Com qual personagem você se identifica hoje?

Obrigada por sua leitura e até a próxima

marca

Especialista em LinkedIn 
Ajudo a criar perfil de destaque no LinkedIn
Fone: 55 11 98111.0836
Skype: lucianeborges2

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDo que se trata confiança… lealdade ou fidelidade!?
Próximo artigoVelha é a Vovozinha!!!
Luciane Borges
Executiva de comunicação, relações públicas, estrategista de mídias sociais, e palestrante, com MBA em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM- SP e especialização em Comunicação Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas. Após atuar por mais de 20 anos em multinacionais dos segmentos B2B e B2C, desenvolvendo projetos para construção de reputação e consolidação da marca, desenvolvimento das lideranças, endomarketing e sustentabilidade resolveu inovar na carreira, mergulhando no universo digital. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem reputação digital, por meio de posicionamento estratégico nas redes sociais profissionais. Ou, simplesmente, alguém que deseja ajudar o maior número de pessoas possível a alcançarem sucesso na carreira profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here