De que tipo de vinho você gosta?

0
117

Quando alguém nos faz esta pergunta, a resposta nem sempre é fácil e simples.

E as respostas quase sempre são:

  • Ah! Eu gosto de vinho tinto seco.
  • Eu gosto de branco suave.
  • Eu prefiro um vinho mais adocicado, não gosto de vinho seco.

Mas estas respostas nem sempre são suficientes para que o profissional que está tentando lhe atender ou ajudar, acerte na sugestão, porque são respostas um pouco vagas.

Para descobrirmos o que gostamos e depois acertarmos mais as nossas escolhas, seja ela num restaurante, numa loja especializada ou até mesmo num supermercado, precisamos prestar mais atenção nos rótulos e guardar algumas referências toda vez que abrirmos uma garrafa que gostamos, para isso vale algumas dicas.

wine-01

1 – Tipo: Os vinhos são divididos em, tintos, brancos, rosés, frisantes, espumantes, fortificados ou licorosos.

2 – Região: São produzidos em diversos países e regiões do mundo, Em diversas regiões do Brasil, além do Rio Grande do Sul, temos vinícolas em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, entre outros, e sim, temos produção no Paraná.  

Estou me referindo somente à produção de vinhos finos (vinhos finos são elaborados somente com uvas vitis viníferas, ou seja, uva própria para vinificação e não as que consumimos in natura).

3 – Uvas / Cepas: As uvas são um artigo a parte, pois são amplas as variedades produzidas no mundo, mas as uvas tintas e brancas mais conhecidas são: Tintas – Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmènére, Malbec, Syrah e Pinot Noir e as brancas são; Chardonnay, Sauvignon Blanc, Torrontés, Riesling, Moscato e Pinot Grigio.

É importante memorizar a região produtora do vinho que gostamos e só então dedicarmos o cuidado de nos lembrarmos da uva que bebemos, assim já é possível dar uma referência mais ampla ao profissional que quer nos ajudar e indicar o vinho mais assertivo para cada prato ou ocasião.

 

  • Dica, leia com atenção os rótulos dos vinhos e se necessário fotografe-os; por que não? Ou utilize também os novos aplicativos disponíveis.

Lembrando estes três pontos importantes de um vinho (tipo, região e uva/cepa) você poderá pedir, por exemplo, da seguinte forma;

  • Eu gosto de vinho tinto, preferencialmente chilenos da uva Pinot Noir, ou poderia ser um branco da uva Chardonnay.

Não deixe de arriscar e provar novas variedades sempre que possível. O universo do vinho é muito amplo e maravilhoso, uma taça nunca é perdida, e se não gostar do vinho que comprou marque o também para não errar novamente e use-o pra cozinhar, tudo que leva vinho é sempre bom.

O melhor vinho do mundo, é aquele que você gosta”.

E isso é a pura verdade, ouvi de um sábio conhecedor de vinhos e compartilho com vocês. Boas escolhas!

 

Bons brindes, até a próxima.
 

Simone Bueno
Sommelière e Empresária
Merci-aria Empório Batel Curitiba
simonebueno@merciaria.com.br
Telefone: (41) 3079-7787

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here