Dia da Empregada Doméstica, 27 de abril.

0
131

Empregada doméstica é a funcionária particular, de uma família, que trabalha em seu lar. Ela possui direitos e deveres. Por exemplo, a empregada doméstica tem direitos como: FGTS, seguro-desemprego, hora extra, repouso semanal remunerado, descanso em feriados, etc..

Também são considerados profissionais domésticos: babás, cuidadores de idosos, acompanhantes de pessoas com necessidades especiais, copeiro, arrumadeiro, cozinheiro, mordomo e motorista particular.

Em 27 de abril é comemorado o dia da empregada doméstica por ser aniversário do falecimento da Santa Zita de Lucca, padroeira da categoria. Ela nasceu em 1218, na Itália, em uma família de camponeses pobres. Aos doze anos, esta adolescente foi trabalhar como empregada doméstica no palácio da nobre família Fantinelli. No começo ela foi maltratada pelo resto da criadagem, por ser muito jovem. Mas nunca se deixou abater por causa da sua fé. Zita, mesmo trabalhando como doméstica, em suas horas de folga sempre arrumava um jeito de ajudar ao próximo. Por exemplo: ela sempre se oferecia para limpar as partes dos conventos onde ficavam os orfanatos e asilos. Reza a lenda que uma madrugada, após sair do seu serviço voluntário em direção ao seu trabalho normal, um homem suspeito começou a seguir a pobre. Quando, de repente, apareceu uma senhora que disse:

  • Sei que está com medo e por isto gostaria de lhe fazer companhia.

Assim quando as duas chegaram ao castelo da família Fantinelli, o portão estava trancado e os seguranças não se encontravam perto. Porém, como um raio, o portão se abriu sem nenhuma explicação. Naquele instante ela olhou para sua colega e reconheceu Nossa Senhora, que desapareceu naquele mesmo segundo.

Mais tarde Zita soube que o homem que estava seguindo a sua pessoa era um estuprador perigoso que já havia atacado outras mulheres.

Esta moça faleceu em 27 de abril de 1272. Alguns dias depois, pessoas passaram a fazer pedidos e orações em seu túmulo. Em 1580 seu corpo foi exumado e estava intacto. Ela foi canonizada em 1696 pelo Papa Inocêncio XIII.

As empregadas domésticas são profissionais que merecem respeito pela sociedade e assim esta data deve ser lembrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here