Dia das Mães, uma Comemoração Proposta por Escritoras e Empreendedoras

0
273

Em 1872 a escritora feminista, militante abolicionista e comerciante, chamada Júlia Ward Howe, organizou na cidade de Boston, um encontro de mães dedicado à Paz. Esta escritora era a favor das mulheres trabalharem fora de casa e desenvolver suas habilidades empreendedoras.

Mais tarde em 1905, outra escritora feminista, chamada Anna Jarvis, perdeu a sua mãe que foi uma grande ativista social, na cidade de Grafton. Apesar de ser filha de um pastor evangélico, esta moça caiu em depressão profunda. Reza a lenda que após dias de orações e jejuns, Anna recebeu mensagens dos céus pedindo para que ela realizasse, com a ajuda de outras jovens, um dia especial de homenagens às mães e para ensinar à sociedade sobre a importância da mulher. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães que causou repercussão mundial. Após isto, ela fundou uma espécie de escola profissionalizante para meninas, onde desenvolviam suas habilidades empreendedoras. No ano de 1914 o presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson propôs que o Dia das Mães fosse comemorado em todo o segundo domingo de maio. Naquela mesma época, comerciantes aproveitaram a data para vender produtos, como roupas femininas e utensílios domésticos.

Com relação ao Brasil, o Dia das Mães foi comemorado inicialmente em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Porém foi só em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser comemorado conforme o modelo dos Estados Unidos, ou seja, em todo segundo domingo do mês de maio.

As empreendedoras podem aproveitar a data do Dia das Mães para mostrar e vender seus produtos direcionados ao público feminino. Quando eu trabalhava como vendedora de loja, no comércio de Curitiba, sugeri aos proprietários que fizessem cartazes com poemas dedicados às mães e colocassem em frente ao estabelecimento. Também comentei que seria interessante que cada cliente ganhasse uma rosa em homenagem às mães. Assim eles acataram às sugestões e as vendas foram um sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here