Dia de Santo Antônio, 13 de junho

1
828
Santo Antonio de Pádua

Na data de 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio conhecido, na nossa cultura, como “o santo casamenteiro”.

Santo Antônio de Lisboa, também chamado de Santo Antônio de Pádua, viveu na Idade Média.
Naquela época era difícil arrumar marido porque era um tempo de guerras. Afinal os homens saíam dos feudos para lutarem nas batalhas e por isto não se interessavam por matrimônio.

Reza o mito que, numa tarde de verão, uma donzela apaixonou-se por um militar. Porém ele não podia casar – se porque sua missão era servir, exclusivamente, ao exército.

A jovem foi conversar com o padre Antônio para que conseguisse uma maneira dela contrair o matrimônio com o seu amado. Assim, antes de começar esta conversa, a moça ofereceu um bolo com o objetivo de agradar o sacerdote.

O pároco orou, meditou e foi conversar com o comandante que era rígido. Como um milagre, o chefe do exército autorizou o matrimônio do militar com a sua amada.

Dizem que o padre conseguiu a proeza graças ao bolo que a moça ofereceu–lhe. Por isto a partir daquele instante, muitas mulheres que desejavam o casamento passaram a presentear o padre com um bolo e pedir o milagre do matrimônio para ele.

Então Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro.

Quando Santo Antônio morreu, solteiras passaram a fazer procissões no seu túmulo para pedir casamento.

Hoje, muitas mulheres que sonham com um matrimônio fazem promessas e simpatia para Santo Antônio em seu dia. A simpatia mais famosa é a do pedaço do bolo, deste santo, que é vendido em várias paróquias do Brasil e de Portugal.

Reza a lenda que, no século dezenove, uma freira de Portugal estava preocupada com o número de moças que desejam casar, mas não arrumavam pretendentes. Sem falar, também, que sua cabeça estava quente por causa das crises financeiras do hospital e do orfanato que ela administrava. Numa noite a religiosa sonhou que estava colocando bonequinhos de Santo Antônio num bolo enorme e vendendo os pedaços.

Quando ela acordou, exclamou:

– É isto, aí!
– Colocarei imagens de Santo Antônio, dentro do bolo e venderei os pedaços para as moças solteiras, no dia 13 de junho!

Deste jeito, as vendas foram um sucesso. Pois, no ano seguinte descobriram que as mulheres que acharam o boneco, no pedaço do doce, casaram logo. Assim algumas freiras, daquela ordem, vieram ao Brasil e trouxeram esta tradição do bolo com imagens do santo.

Bolo de Santo Antonio

Há uns vinte anos, eu e uma amiga resolvemos ir até a Paróquia, chamada Bom Jesus localizada no Centro de Curitiba, para provarmos deste bolo de Santo Antônio.

O problema foi que minha colega provou o bolo com muita afobação e acabou se engasgando com o bonequinho que estava dentro.

Eu, desesperada, peguei uma mangueira no jardim da igreja e enfiei água na goela da pobrezinha.

Isto não adiantou, pois, a miniatura continuava engasgando a garganta da minha amiga.

Assim, eu e mais algumas pessoas, levamos a paciente para o hospital da Santa Casa, que ficava ao lado do templo.

Lá, conseguiram tirar a imagem da garganta da jovem, que bem da verdade já estava em outra parte do corpo.

Porém o mais curioso é que ela arranjou namorado em agosto e se casou em novembro.

Bem abaixo, há outras simpatias para o Dia de Santo Antônio:

  1.  Para Saber a Primeira Letra do Nome do Amado: Compre um facão virgem. Então, no dia 12 de junho, enfie a faca dentro de uma bananeira. No dia 13 de junho, tire a faca de lá. Pois, o leite da planta formará a primeira letra do nome do seu marido.
  2. Para Arrumar Marido no Mesmo Ano: No dia 13 junho, compre um buquê de rosas vermelhas. Assim entre numa igreja de Santo Antônio e deixe as flores na frente da imagem deste santo.
  3. Nunca Vire a Imagem de Santo Antônio de Cabeça Para Baixo e Nem Tire o Menino Jesus Dele: Segundo alguns místicos fazer chantagem com o santo não vale. Pois quem coloca a imagem do santo de cabeça para baixo, ou, retira o menino Jesus do colo dele fica com azar no emprego e nos negócios.

Toda a boa empreendedora deve aproveitar o dia de Santo Antônio para impulsionar as vendas. Por isto vale enfeitar tanto a loja virtual quanto o comércio físico com imagens e poemas sobre este santo.

 Abaixo, algumas frases de efeito com o tema:

  •  “ Para arrumar um namorado, não basta rezar para Santo Antônio.Por isto, faça a sua parte, menina! Entre aqui, mude seu visual e arrume pretendente”.
  • “ Para Santo Antônio arrumar um namorado para você é preciso, primeiro, que você arrume seu visual. E arrumar o visual só os nossos produtos sabem”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here