Dia do Meio Ambiente, 5 de junho

0
223

O meio ambiente diz respeito a todas as coisas animadas ou inanimadas, de origem natural, que afetam os ecossistemas e a vida do ser humano no mundo. Por isto o meio ambiente inclui: vegetação, animais, micro-organismos, minerais e fenômenos da natureza.

Para que o homem tenha uma boa qualidade de vida, na Terra, é necessário que o meio ambiente esteja equilibrado. Por isto devemos tomar cuidado com a poluição e o desmatamento. Afinal devemos cuidar deste mundo para as futuras gerações.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 5 de junho porque em 1972, bem nesta data, aconteceu a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano. Então este dia foi escolhido, para esta comemoração, para coincidir com a data da realização deste evento que teve como meta conscientizar sobre os problemas ambientais e para a necessidade da preservação dos recursos naturais.

A empreendedora pode colaborar com o meio ambiente sempre, através de pequenas atitudes como: somente comprar produtos de fornecedores que sejam ecologicamente corretos; utilizar os outros lados de folhas sem importância como rascunhos; separar o lixo reciclável e acabar com os próprios vícios que fazem mal à natureza, como por exemplos: fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Nas lojas onde trabalharei, as funcionárias separavam os lixos recicláveis para entrega-los aos “carrinheiros”, que catavam papéis. Inclusive sempre tinha uma catadora que passava no final do dia, nestes estabelecimentos, pedindo lixos recicláveis. Desta maneira tínhamos o prazer em ajuda-la.
Em um destes comércios, onde eu era vendedora, a dona comprou um galão de água mineral e colocou copos de plástico à disposição de clientes e funcionários.

Mas tive a ideia de colocar uma placa, ao lado do galão de água, com os seguintes dizeres:

“ – Prezados Clientes:
Usem o mesmo copo até o fim de suas compras.
Nós e a natureza agradecemos.”

Depois sugeri à dona, desta loja, que o ideal seria que cada funcionária trouxesse uma caneca de casa para economizar os copos descartáveis e, assim, colaborar com a natureza.

Então a sugestão foi acatada. No Dia do Meio Ambiente fizemos uma campanha, onde quem trouxesse cinco quilos de lixo reciclável, para ser doado aos “carrinheiros” carentes, ganharia um chaveiro de crochê. Deste jeito, a campanha foi um sucesso e a loja ficou com um excelente conceito entre os fregueses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here