Dia do Motoboy, 27 de julho – O Cometa Iluminado de Entregas Rápidas.

0
281
Motoboy

Motoboy: o Cometa Iluminado de Entregas Rápidas neste universo dinâmico, criativo e transformador do empreendedorismo.

Dia 27 de julho é Dia do Motoboy e também dos demais motociclistas em homenagem póstuma a Marcus Bernardi que morreu em 27 de julho de 1974. Este rapaz de família humilde começou trabalhando como motoboy, fazendo entregas, e sempre colaborava com instituições de caridade. Depois de muito esforço ele transformou-se em mecânico, especialista em motos, da Honda.

Em 1984 o deputado Alcides Franciscatto propôs o Dia do Motoboy e do Motociclista.

A partir da regulamentação da data, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) instituiu, no ano 2000, a Semana Nacional do Motociclista e do Motoboy. Então sugeriu aos Correios a emissão de um selo homenageando o setor de duas rodas.

Desde 2009 a profissão de motoboy é regulamentada pela Lei 12.009. A lei faz com que os profissionais cumpram uma escala de regras, como o uso de equipamentos individuais de proteção, curso de especialização, placa na categoria de aluguel (vermelha) e instrumentos de segurança no veículo.

Os motoboys ainda sofrem com a falta de conscientização da população. Pois, muitas vezes, alguns motoristas se sentem os donos das ruas com direito a cortar a passagem destes trabalhadores. Sem falar dos adolescentes que passam cerol nas pipas, causando acidentes nos motoboys. Por isto é recomendável que os motociclistas usem um equipamento de segurança chamado “corta-pipa”.

Abaixo uma lista com os diversos tipos de motoboys:
  • Cachorro Louco: apesar do apelido pejorativo, este motoboy é esforçado e simpático. Porém corre bastante cortando ruas e avenidas. Mas ele faz isto para que a sua entrega chegue no horário certo. Por curiosidade, há dez anos o motoboy, Moacir Lima, criou uma página, nas redes sociais, chamada “Motoavlog Cachorro”, onde ele grava suas corridas com relatos de humor sobre a profissão.
  • Coelho da Alice: este motoboy é cuidadoso e teme que a entrega não chegue no horário certo. Por isto, sempre olha para seu relógio de pulso.
  • Cometa das Estrelas: este motociclista é concentrado em seu trabalho. Porém não esquenta com xingamentos e falta de consideração de alguns motoristas. Pois tem consciência de sua missão.
  • Marmita das Pizzas: geralmente entrega pizzas e marmitas. Este tipo de motoboy costuma ser jovem e por isto é muito paquerado pelas clientes.
A Empreendedora pode aproveitar a data para convencer seus clientes a presentear um conhecido motoboy. Para isto, ela pode utilizar as seguintes frases:
  • “Hoje é Dia do Motoboy, aproveite para presentear este profissional que não deixa a sua pizza esfriar.”
  • “No Dia do Motoboy, dê presentes para quem usa a moto para sustentar a família.”
  • “No Dia do Motociclista, ofereça uma surpresa para quem anda com o coração na pista.”
Motoboy é uma profissão arriscada e que deve ser respeitada. Pois neste universo das marcas de estrelas e dos planetas dos negócios, o motoboy é um cometa que ilumina as entregas rápidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here