Dia dos Pais, Comemorado no Segundo Domingo do Mês de agosto.

0
408

A comemoração do Dia dos Pais surgiu na Antiga Babilônia há quatro mil anos atrás. Reza a lenda que um rei vaidoso e severo, chamado Nabucodonosor, tinha um filho de nome Elmesu que era artista plástico e poeta.

Porém o rei não aceitava que este filho tivesse a Arte como hobby principal. Então Elmesu, com a intenção de amansar o rei, moldou e esculpiu em argila um poema onde desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai. O texto era este:

“Pai, tenho em você a figura de um mentor. Pois seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai.“

Assim o rei ficou tão emocionado que decretou que naquela data seria comemorado o Dia dos Pais, onde os filhos fariam homenagens a estes homens.

Em 1909, uma empreendedora chamada Sonora Louise Dodd, filha de um veterano de guerra ao ouvir um sermão na igreja sobre as mães, teve a inspiração de celebrar o Dia dos Pais. Pois seu pai perdeu a esposa, ao dar a luz ao sexto filho e por isto precisou criar as crianças sozinho. Como seu pai fazia aniversário no mês de junho, Sonora escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em 19 de junho de 1910.

Em 1924, o presidente Calvin Coolidge aprovou a inspiração de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou um documento autorizando o terceiro domingo de Junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

O Dia dos Pais é festejado ao redor do mundo em dias diversos. No Brasil, a festa do Dia dos Pais ocorreu pela primeira vez em 14 de agosto de 1953 por ser dia de São Joaquim, o patrono da família.

Algum tempo depois o publicitário, Sylvio Bhering, sugeriu que todo o segundo domingo de agosto fosse o Dia dos Pais. O publicitário escolheu esta data por ser um mês sem nenhuma comemoração especial com o objetivo de movimentar o comércio.

Existem diversos tipos de pais, que leremos abaixo:
  • Pai tradicional: gosta de ganhar presentes tradicionais como: meias, cuecas e gravatas. Exige disciplina dos filhos. Por isto pede para ver os boletins dos pequenos, controla a hora de dormir e a qualidade da comida deles.
  • Pai esportista: ama praticar esportes, valoriza a qualidade de vida e por isto ensina tudo sobre sustentabilidade aos filhos. Por isto gosta de ganhar presentes que tem a ver com esportes e ecologia.
  • Pai cegonha: é um pai presente que faz questão de dividir as tarefas domésticas com a esposa. Como, por exemplos: cozinhar, lavar louça e trocar as fraldas dos bebês.
  • Pai Peter Pan: É um pai presente. Mas que gosta de brincar com os filhos e chega a se divertir nas baladas com eles.
  • “Pãe”: é uma gíria que significa mistura de pai com mãe. Geralmente a “pãe” é uma moça que é mãe solteira, ou, viúva e que por isto precisa criar os filhos sozinha. Assim ela é considerada uma verdadeira guerreira que deve ganhar presentes tanto no Dia dos Pais quanto no Dia das Mães.
A empreendedora deve aproveitar o Dia dos Pais para vender seus produtos e serviços. Algumas frases, para ajudar nas vendas, estão abaixo:
  • “No Dia dos Pais dê uma gravata nos preços altos e enforque a inflação. Pois, só aqui você encontra as melhores ofertas”.
  • “Compre aqui o presente para o chefe do lar e seja o líder da Economia em sua família”.
  • “Pai: uma palavra tão pequena, com um significado tão profundo e que por isto merece os melhores presentes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here