Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto – Homenagem ao Médico Sanitarista Oswaldo Cruz

2
364
Dia Nacional da Saúde

A “Organização Mundial de Saúde” (OMSdefine a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

O Dia Nacional da Saúde foi incorporado no calendário brasileiro por meio do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

A data de 5 de agosto foi selecionada para comemorar o Dia Nacional da Saúde porque é o aniversário do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Ele ajudou no combate das epidemias de pestes, febre amarela e varíola no Brasil durante o começo do século XX. Além de ter colaborado com a criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.

Oswaldo Cruz no Instituto Pasteur
Oswaldo Cruz no Instituto Pasteur

No começo Oswaldo Cruz estimulou o povo a se vacinar. Porém, na época, não foi compreendido e por isto chegou a ser vítima de violência. Mas com o tempo as pessoas perceberam que ele tinha razão.

Para manter uma vida saudável a Empreendedora precisa ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras, evitando gordura trans e hábitos destrutivos, como: beber álcool e fumar. Também necessita praticar exercícios físicos, manter a higiene, possuir boas noites de sono, beber água e fazer exames de rotina regularmente. O ambiente em que a empreendedora trabalha precisa estar limpo para evitar doenças e atrair clientes.

Existem empresas que têm academias em seus estabelecimentos, onde os funcionários têm aulas como: musculação, dança, alongamento, relaxamento e yoga.

Há firmas onde o funcionário pode escolher o seu “Dia da Saúde”. Nesta data o trabalhador aproveita para realizar consultas de rotinas e exames sem ter o dia descontado na sua folha de pagamento. Mas, para isto, é recomendável que ele traga os atestados de consultas e exames.

Infelizmente, no Brasil, falta investimento na Saúde por conta dos desvios de dinheiro público para fins políticos e eleitoreiros. Enquanto isto cidadãos carentes morrem por falta de assistência nesta área. A Saúde precisa ser prioridade porque afeta o crescimento das crianças e o desempenho dos trabalhadores.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here