Diabetes e atividade física: seus benefícios!

0
72

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

O exercício é benéfico, pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Se fizer controlo da glicemia antes e depois da prática de exercício vai facilmente perceber os seus benefícios.

O exercício é também uma forma eficaz de prevenir complicações da Diabetes e de controlar os níveis de glicemia.  A prática de exercício vai melhorar a sua condição cardiovascular geral.  Pode optar por vários tipos de exercícios respeitando a idade, gosto e condição física do portador.

Pode começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular.

Deve praticar exercícios regulares para manutenção da Musculatura Esquelética através da Musculação ou Pilates Os exercícios mais benéficos inicialmente, devem ser de intensidade moderada (carga leve e repetições variando entre 12 a 15) e de longa duração (40 minutos-1 hora). Após uns dois meses podem iniciar exercícios mais intensos com mais cargas e poucas repetições para aumentar a massa magra, musculatura, e proteger as articulações e a coluna vertebral. Dessa forma pode manter a caminhada e corrida sem riscos de lesões futuras.  Apenas exercícios de sobrecarga como a Musculação permitem o aumento da musculatura.  Sempre alongar de 20 a 30 segundo ao final dos exercícios e das caminhadas ou corrida.

Converse com seu Professor da Academia ou seu Personal Trainer para uma melhor adaptação e montagem de Programa de exercícios.  Cuide-se!  Seu maior bem é seu bem estar e sua saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here