Discriminação – A Violência Contra a Mulher

2
129
mulheres e cinema

Infelizmente, a sociedade em muitas de suas segmentações permanece como grande inquisidora da mulher que busca respeito, aceitação e reconhecimento dentro da família e da sociedade. Como se não bastasse, o descrédito quanto ao mérito delas sobrevive em conjunto com as diferentes formas de violência física e psicológica.

Esse filme é um retrato da sociedade doente em que vivemos que produz atos bárbaros como este e tantos outros que não param de surgir.

polytechnique_t10317_jpg_290x478_upscale_q90
Polytechnique (Direção: Denis Villeneuve, 2009 – Canadá)

Sinopse: Valérie e Jean-François estudam em uma escola de Montreal. Em um dia do mês de dezembro, um acontecimento brutal provoca mudanças irreversíveis em suas vidas. Um jovem de 25 anos entra na escola com um rifle com o objetivo de assassinar todas as mulheres que cruzarem seu caminho.

19535195_20130927152327394

Baseado em depoimentos dos estudantes da universidade sobre o massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, em 1989. O filme é um reflexo da natureza humana, triste e angustiante, ao retratar todo o drama do ataque e a dor dos que sobreviveram.

5774825_orig

A obra cinematográfica filmada em preto e branco, nos mostra o total desprezo e ódio que Marc Lepine (o assassino) sentia sobre as mulheres.

21044766_20130927152000486

Sobre o filme: Baseado em uma história real, o filme foi exibido primeiro para os familiares das vítimas que deram o consentimento para a divulgação do material. O longa todo foi filmado em preto e branco, para evitar a presença de sangue. O nome do assassino não é mencionado no filme e todos os personagens são fictícios. A película foi filmada simultaneamente nos idiomas Inglês e Francês.

Exterior_of_Ecole_Polytechnique_de_Montreal
Escola Politécnica de Montreal – (École Polytechnique de Montréal), Faculdade de Engenharia.

O massacre é considerado pelos criminologistas como “um exemplo de um crime de ódio contra as mulheres e feministas e membros do governo como um ataque misógino e um exemplo do maior problema da violência contra as mulheres”.

polytechnique (1)

Durante o filme, a personagem Valérie revela tudo que o assassino era avesso e todos os motivos que o levaram ao extermínio das estudantes e diz: “Se eu tiver um menino, vou ensinar-lhe a amar. Se eu tiver uma menina, vou dizer-lhe que o mundo é dela.”

marc lepine
Marc Lépine responsável pelo massacre.

 

montreal victims
In memorian

A película é um relato sobre os fatos. Não pretendi fazer uma crítica nem opinar sobre o filme. A intenção é mostrar o ódio proferido por este homem.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here