E então 2018 chegou, e trouxe alguns convidados indesejados.

0
76
2018
E então 2018 chegou

Ontem tudo era festa, férias e diversão e hoje… 2018 chegou trazendo aqueles convidados indesejados, mas que aparecem todo ano e você nunca se programa.

Chegaram junto com 2018, os Senhores IPVA, IPTU, Rematrícula, Uniforme e Material Escolar.

Bem, se durante, pelo menos, o último trimestre você não se organizou para recebe-los, agora é tarde e não adianta chorar sobre o leite derramado.

Mas a grande questão é: Por que a maioria das pessoas não se planeja para essas despesas extras, se todos sabem que irão ocorrer?

A resposta é simples: O povo latino tem dificuldade de executar e cumprir planejamento de médio e longo prazo.

Somos um povo que vive o hoje, o agora e acreditamos sempre que amanhã algum milagre ou alguma coisa irá acontecer e os nossos problemas estarão resolvidos.

Esse tipo de comportamento, com certeza proporciona prazeres imediatos, porém é imensamente destrutivo, principalmente quando falamos de finanças pessoais ou até da sua empresa.

Tá, mas e agora? Como resolver?

A melhor e única solução é aproveitar esses últimos dias de férias, ou essa primeira semana que o trabalho, em geral, é mais calmo e aplicar a velha e conhecida técnica de colocar num papel, planilha ou caderneta, todas as suas despesas para os próximos meses.

Não esqueça de lançar todas as compras que você fez no cartão de crédito e que a fatura chegará nos próximos dias, e as despesas extras desse período. Se você pretende viajar no carnaval, já orce quanto gastará e lance também.

Descubra o quanto antes o valor deficitário e elabore estratégias para zerar o rombo.

Tendo clareza do quanto lhe faltará você passa a ter total condição de tomar atitudes. E algumas delas podem ser:

  • Deixar de contrair algum tipo de despesa, como por exemplo trocar a viagem de carnaval por bloquinhos de rua na sua cidade.
  • Economizar o dinheiro que gastaria almoçando fora levando marmita para o trabalho. Levar marmita está super na moda, é cool ser marmiteira.
  • Fazer trabalhos extras. Use seus talentos e faça com que eles gerem renda para você. Sabe fazer bolo? Então venda bolo. Sabe fazer massagem? Atenda a domicílio após o trabalho. É ótima em Língua Portuguesa? Dê aulas de reforço.
  • Remanejar algumas despesas de um mês para outro, fazendo acordo com os credores, parcelando valores altos deixando assim o seu fluxo de caixa mais equilibrado.
  • E como última alternativa pense em um empréstimo bancário para que você não tenha que usar o cheque especial ou deixar de pagar a fatura de cartão de crédito, que são as piores decisões que você poderia tomar.

Aproveite o início do ano, que é o momento que nos prometemos mudar de atitudes, cuidar da nossa saúde, fazer dieta, estar mais com os amigos e se prometa cuidar de suas finanças.

Se proponha a fazer esse exercício pelo menos no primeiro trimestre e verá que as dificuldades serão bem menores do que se você simplesmente ler esse texto, achar que deve fazer, mas não tomar nenhuma atitude concreta.

E que você tenha um 2018 de muito planejamento e muitas realizações!!!!

Sou especialista em gestão financeira pessoal e de Pequenas Empresas e posso ajuda-la com isso, basta entrar em contato.

Clique aqui e leia minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here