Empreendedor 5.0 – Empregados e patrões necessitam deste perfil!

0
391

“A crise existe em todo o mundo, mas também pode ser uma oportunidade para quem tiver uma visão empreendedora”.

Começar um negócio do zero nunca foi uma tarefa fácil para o Empreendedor no Brasil, mas, com todas as nossas dificuldades, ainda é uma tendência que cresce consideravelmente em nosso país — ainda mais em tempos de crise, quando o emprego formal perde espaço e faz com que os profissionais busquem alternativas através de vender sejam produtos ou serviços a fim de gerar renda e ter maior qualidade de vida.

Mas para que isso aconteça e você se torne um Empreendedor 5.0, ou com qualidade 5 estrelas, há uma série de fatores complicadores que, quando não são bem administrados, reduzem a competitividade e provocam até mesmo a mortalidade das pequenas e médias empresas mesmo antes de se estabelecerem no mercado.

Entre os principais estão os entraves burocráticos, a alta carga tributária, a carga tributária e o maior deles, a falta de conhecimento e preparação para atingir e impactar o seu público alvo de forma que consiga tocar diretamente na dor de seu cliente.

Hoje temos muitos incentivos para pesquisa e inovação, mas nem todos acompanham estas ações que o mercado oferece, tornando precária a prestação de serviços, fato este que faz muitos clientes irem à busca de novos fornecedores e parceiros pela falta de qualidade, inovação e, também, o despreparo de muitos empreendedores em relação à gestão do negócio e das suas equipes.

Assim, fica evidente que empreender exige preparar-se, analisar o mercado, prospectar e fidelizar clientes, otimizar processos, reduzir custos de forma inteligente, desenvolver estratégias de marketing, construir equipes de trabalho talentosas, competentes e motivadas… Essas são apenas algumas das atividades do empresário.

Por isso, ter uma formação empreendedora, conhecimento de mercado e experiência na área são essenciais para um gerenciamento eficaz, enxuto e criativo.

Empreender

E qual é o perfil de um empreendedor?

O empreendedor bem-sucedido reúne algumas características marcantes, como:
  • disciplina;
  • foco;
  • resiliência;
  • comprometimento;
  • e firmeza de propósito.

Alguns já nascem com essas características, que chamamos de características natas ou também podem ser desenvolvidas gradualmente, por meio de estudos, consultorias, treinamentos e do coaching, por exemplo.

Os empreendedores eficientes maximizam essas qualidades, aprendem a explorar corretamente todo o seu potencial através de novos aprendizados quando decidem investir no seu conhecimento para poder ganhar mercado; ser referência e autoridade naquilo que se propôs a entregar ao seu nicho de mercado.

Em outras palavras, se você tiver sendo lapidado com as vivências, estudos, network, qualificação adequada por meio do conhecimento técnico e gerencial, o sucesso é questão de tempo.

E nem o céu será o limite para você! O comportamento empreendedor e a visão de negócio são considerados principais fatores para gerar resultados, alinhado ao seu autoconhecimento e autodesenvolvimento você terá competências e habilidades administrativas e comportamentais.

E quando você é conhecedor de quem realmente é self knowledge” e passou pela experiência de ferramentas de assessment, já tem 50 % de chance de ganhar mercado antes do seu concorrente.

A capacidade psicológica, o domínio e controle metal de assumir riscos calculados, o autocontrole, a paciência, e a eficiência para lidar com imprevistos e adversidades te tornará um profissional de sucesso.

Lembre-se também que esse perfil empreendedor  serve para aqueles que pretendem abrir um negócio próprio, mas muitas empresas buscam exatamente essas características em seu time de colaboradores.

A formação empreendedora é para pessoas em transição de carreira dentro de empresas e também para o profissional liberal, empresários em geral.

Existem diversos cursos de formação e de qualificação para pequenos e médios empresários ou para pessoas que queiram se destacar dentro da empresa, nas quais almejam um cargo com gerencial ou um crescimento em determinada área de atuação, de acordo com sua formação acadêmica.

E baseado nesta nossa conversa, deixo meu convite a você para investir em uma formação empreendedora, capaz de abrir sua visão para novos horizontes, clique na imagem abaixo e saiba como empreender da forma correta e tenha sucesso nos negócios.

Saiba mais

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDemocratização da mulher: chega de ofensas!
Próximo artigoQualificação do Varejo – Nacional e Internacional
Alessandra Batista
Consultora e Especialista em Novos Negócios, Palestrante e Treinadora de equipes. Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior, especialização em Gestão Empresarial pela Fatec-SP. Experiência em Análise Comportamental, Coach de Carreira e Negócios. Possui cursos diversos voltados a Competitividade e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e Escola de Negócios SEBRAE. Após atuar por vários anos em multinacionais liderando processos e equipes no exterior, construiu carreira dentro do SEBRAE SP, desenvolvendo projetos governamentais, melhoria da competitividade e desenvolvimento territorial, voltado ao público empreendedor e as MPE´s. Hoje, assessora profissionais e empresas a construírem e fortalecerem seus negócios por meio de posicionamento estratégico para alcançarem sucesso na carreira profissional ou como Empreendedor. Recentemente agregou outra atividade como “Mentora de Projetos” da Prefeitura de Guarulhos Baseada em conhecimentos de consultoria empresarial, técnicas e ferramentas de Coaching e Análise de Perfil, desenvolve a alta performance em negócios e mentoring.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here