Empreendedorismo e Arte

2
535

Cara Leitora,

Empreender em Arte é um fator secundário, difícil e pouco valorizado pela cultura brasileira.

A arte sempre foi um artigo de luxo e algo distante da massa popular, entretanto quero aqui retratar minha experiência, trajetória no âmbito artístico cultural, afirmando que a arte é acessível a todas as camadas sociais. Aproveito para quebrar o paradigma da distância que a sociedade impõe, por muito tempo a arte foi entendida como a representação do belo.

Para escrever sobre arte e cultura faz-se necessário o entendimento da essência, sutileza, inspiração e criação. Leonardo da Vinci afirmava que tudo que é belo morre no homem, mas não na arte.

O significado da palavra Arte do latim, é a “técnica ou habilidade humana”, pois bem, logo não é necessariamente o belo, Na interpretação da habilidade pode-se encontrar a transformação da arte que não é bela para muitos, por exemplo, uma música que não agrada aos ouvidos de muitos, peças esculturais que não representam nada a muitos. E o que quero afirmar com essa rápida reflexão ao pé da letra, a Arte está em tudo, e nós não estamos prontos para enxergar, reconhecer e valorizar, dependerá diretamente da percepção do indivíduo num conjunto de idéias e emoções que transformam algo em arte ou em nada.

A arte em minha vida

Influenciada desde a infância a trabalhar com as mãos, aprendi com meu avô João Nelo Selicani a tecer peneira. Ele foi um artesão balaieiro e administrador de fazenda, em Paraguaçu, MG.

Minha carreira foi sendo construída aos poucos e sempre me questionei se estava no caminho certo. Fui funcionária pública, fiz faculdade de pedagogia, pós-graduação em psicopedagogia e Marketing. Mas, como o destino é mais forte que nossos planos, fui escolhida por um beija-flor para trabalhar com vidro. Pois é, na tentativa de consertar um beija-flor, descobri minha paixão por arte em vidro.

Eu já era vidrada em arte desde pequena mas passei a ser vidrada em vidro em 2004, quando o Universo conspirou a meu favor fazendo com que aquele Beija-Flor de vidro se quebrasse em minha residência e acendesse em mim o desejo de vê-lo recuperado.

De lá para cá realizei vários cursos de especialização nas diversas técnicas de vidraria artesanal com renomados artistas de São Paulo, além de estudar História da Arte, frequentar cursos livres em instituições de artes, participar de exposições, ser premiada em diversos concursos de artes e por duas vezes participei da maior vitrine de Artes do Mundo: no Carrousel du Louvre em Paris, sendo condecorada com medalha de ouro. Sou feliz e realizada em poder criar objetos em vidro, sejam decorativos, utilitários, arquitetônicos, bijuterias, brindes pessoais, corporativos ou condecorativos em técnicas variadas como vitrofusão, tiffany, vitral e suas combinações e variações.

Meu espaço funciona como uma “Fábrica de Sonhos” onde a criação, elaboração e produção é sempre fruto de muitos estudos e experiências baseadas em conceitos artísticos acompanhados de minha intuição para atender as expectativas dos clientes.

Os conhecimentos que adquiri em minha graduação e pós-graduação aliados a minha paixão e experiência artística, resultaram em parcerias com empresas privadas, públicas ou qualquer pessoa que deseje algo diferenciado, senão inusitado.

Escrever meu primeiro artigo não para apenas uma revista mas justamente a revista que agrega mulheres empreendedoras de várias áreas de atuação e de vários locais do país é sensacional para mim!

Sou muito grata pelo convite e espero acrescentar um pouco na vida das pessoas com meus artigos e fatos decorrentes da minha vida profissional como artista empreendedora de maneira simples e sem rodeios! Do jeito que sou!

Falar em empreendedorismo é fácil! Mas ser empreendedor é outra coisa! Quando nascemos temos que ajudar no parto e é dolorido pois, o corpo inteiro está preso a um espaço pequeno e de repente podemos esticar os braços, as pernas, gritar e bora viver!

Não é assim que começamos a empreender? Pois é! Depois sentimos fome, frio, calor e choramos muito para que atendam nossas necessidades pois, não sabemos falar! Começamos a nos comunicar através do choro!

Assim nossa vida continua até entrarmos na escola, a definir nossa profissão, depois o primeiro trabalho, as conquistas amorosas e assim vai.

Somos empreendedores desde que nascemos.

Quanto às várias profissões existentes, não tenho dúvidas que deve haver sempre uma grande batalha! Mas a vida do artista é bem complicada!

Por causa de um beija-flor, tudo mudou em minha vida. Um despertar que até agora não consigo dormir! Brincadeira!

É engraçado como precisamos às vezes de uma necessidade, uma insatisfação, um desgosto, uma separação, uma demissão para nos empreendermos e empreender para melhor!  Foi assim comigo e tenho certeza que muitas pessoas também se sentem sem chão e sem rumo. É nesse momento que denomino “choro de criança nascendo”, querendo tudo para ser feliz!

É lindo poder nascer sempre, assim podemos lutar pelo o que nos faz falta, aquilo que nos faz feliz!

É lógico que não é tão fácil assim, principalmente porque somos adultos! Ninguém dá nada pra você porque você está pedindo! Você tem que lutar muito por suas conquistas!

Vamos nos falando através dessa coluna e espero poder avançar nesse bate papo! Quero contar como foi minha história, as dificuldades que encontrei como artista plástica e como superei e como podemos superar juntas tantas outras situações que virão!

Como é bom viver para poder aprender e empreender!

Até!

Beijos

 

Obras expostas no Carrousel Du LOUVRE em Paris

de 23 a 25 de Outubro de 2015 – Vernissage: 23 de Outubro de 2015

Museu do Louvre

Interessados pelas obras, solicitar informações pelo e-mail: contato@titaselicani.com.br

Vídeo da exposição: Divine Academie Apresenta 25 Artistas no Carrousel du Louvre:

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a vc Tita! o artista tem sempre o seu crédito mais como desenvolvedor da sua Arte do que administra-la ou do empreender! sabemos que se tratando das transformações de nosso trabalhos! tudo tem se feito em diferente com vc! parabéns e siga bem assim! Sucesso sempre!!!

    • Obrigada pelo comentário, Eduardo Miguel! Adoro seu trabalho e sei que você é um grande artista e empreendedor! Acompanho sua carreira de sucesso e em breve gostaria de publicar seus trabalhos maravilhosos, se você permitir! Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here