Empreendedorismo Social

0
79
Fonte: shutterstock

Atuação Voluntária – Servindo aos que servem as crianças no Brasil, Angola e Guiné Bissau

Em tempos de globalização, temos acesso às mais variadas fontes de informações acerca do desenvolvimento da criança e da infância. Facilmente podemos conhecer a realidade da criança pertencente a diferentes classes sociais e contextos culturais. No entanto, obter informações acerca da realidade de crianças em relatórios da UNICEF, se difere grandemente de conviver com esta realidade face a face.

Nossa caminhada entre crianças em situação vulnerável teve início em 1992, por meio dos Projetos Sociais desenvolvidos com a Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de São José dos Pinhais (IEIMSJP).

Nos últimos anos, alguns marcos importantes em nossa trajetória impulsionaram a elaboração do Programa de Educação Para a Vida e a expansão de nossa atuação no Brasil, em Angola e na Guiné Bissau.

O primeiro marco decorreu da parceria com a Missão Asas de Socorro. Desta parceria surgiu o desafio de realizarmos projetos IDES com gestão de nossa própria equipe, no sul do Brasil, os quais realizamos desde 2005.

social

Da parceria, com Asas de Socorro, elaborarmos os primeiros treinamentos e materiais para educadores sociais ribeirinhos, desde 2007.

I Treinamento de Educadores Sociais – Belém 2007
I Treinamento de Educadores Sociais – Belém 2007

O segundo marco decorreu do crescimento dos projetos sociais, e da necessidade de organizarmos uma associação de voluntários a fim de termos acesso às igrejas de outras denominações e a espaços públicos, como escolas e outras instituições sociais.

Desta necessidade, um grupo de associados fundadores uniu-se para a formação da Atuação Voluntária – Associação de Voluntariado. No dia 27 de abril de 2008, demos início formal à existência desta organização, que nos possibilitou desenvolver projetos em escolas públicas em São José dos Pinhais e expandir nossa atuação entre outras denominações cristãs.

O terceiro marco decorreu da expansão do Programa no Rio de Janeiro, desde 2009. No Rio, expandimos nossos projetos, parcerias e a nossa experiência em projetos com crianças e com educadores sociais.

social03
Campanha Pela Proteção das Crianças – Rio de Janeiro 2012

O quarto marco ocorreu quando estivemos em Angola, no ano de 2011. Nesta ocasião, realizamos o I Fórum de Educação Para a Vida em Benguela e tivemos contato com a realidade da criança que se alimenta com apenas uma ou duas refeições todos os dias e faz parte do percentual de crianças em maior vulnerabilidade social do país.

A constatação dessas realidades aliadas ao estudo da metodologia de Educação Por Princípios e de Gestão e Planejamento da Educação contribuíram para a pesquisa e a elaboração do Programa Educação Para a Vida, no ano de 2012, ocasionando o quinto marco significativo de nossa trajetória.

O Programa Educação Para a Vida existe para servir aos que servem as crianças por meio de: treinamento, material e assessoria pedagógica. Nosso alvo é instruir educadores para que ministrem às crianças por meio de uma aprendizagem significativa baseada na abordagem de Educação Por Princípios. Almejamos formar líderes servidores que espelhem o caráter de Cristo, habilitados para transformar a realidade na qual estão inseridos a partir de seu contexto pessoal, familiar e social. Desde 2012, o Programa tem sido aplicado no Brasil e em Angola, no contraturno escolar.

Social

O sexto marco ocorreu em 2014, na República da Guiné Bissau, onde o Programa de Educação Para a Vida ocorre em turno escolar, em parceria com Igreja Evangélica Irmãos Menonitas do Boqueirão, atendendo a três escolas piloto, totalizando aproximadamente seiscentos e sessenta crianças no Programa.

social05

Neste contexto, nos deparamos com crianças inseridas em situações precárias de aprendizagem. Além das questões de infraestrutura e saúde, conhecemos uma realidade na qual a violência contra a criança é permitida, tolerada e incentivada nas escolas públicas ou privadas, cristãs ou muçulmanas.

Fracisco Dju, encarregado da educação da Escola Margaret Alford em Guiné Bissau que tem seu filho na escola. “Eu queria agradecer a equipe que tem desenvolvido o projeto e gostaria de dizer muito obrigado a todos que participam deste projeto”.

O sétimo e mais recente marco está ocorrendo no sertão nordestino, no interior do Piauí. Recentemente estabelecemos uma parceria com a missão Suíça, denominada Pró Sertão, que atua em regiões conflagradas do sertão nordestino. Realizamos o Fórum de Educação Para a Vida e estamos em fase inicial da implantação das primeiras turminhas nesta localidade.

I Fórum de Educação Para a Vida no Piauí – Março / 2015
I Fórum de Educação Para a Vida no Piauí – Março / 2015
Turminha Educação Para a Vida no Piauí – Março / 2015
Turminha Educação Para a Vida no Piauí – Março / 2015

Nossa missão, como organização é mobilizar recursos e profissionais voluntários para servirem em projetos de voluntariado. Atualmente contamos com uma equipe multidisciplinar, da qual fazem parte: professores, escritores, pedagogos, desenhistas, palestrantes, médicos, advogados, militares, analistas de sistemas, contabilistas, empresários, administradores, teólogos, missionários, entre outros profissionais.

Juntamente com as nossas famílias e em parceria com igrejas e instituições locais, caminharemos servindo aos que servem às crianças. Nós acreditamos que se um ato simples e transformador pode ser realizado a favor da criança, merece ser realizado imediatamente!

Que tal somar esforços junto com a nossa equipe? Conheça nosso site clicando www.atuacaovoluntaria.org.br. Você pode fazer parte sendo voluntário, intercessor ou apadrinhando crianças para quem ingressem no Programa. Entre em contato conosco, atuaremos juntos por amor às crianças!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here