Ensinando o cachorro a fazer xixi no lugar certo

0
92

Ensinar o cachorro a fazer xixi no local certo é um desafio para muitos tutores. Adestrar seu cão a acertar o local das suas necessidades exige paciência e alguns cuidados básicos.

O aprendizado dos cães é feito por meios de acertos e erros, por isso, é fundamental elogiar um acerto e jamais brigar quando errar, pois pode gerar consequências comportamentais negativas.

Confira abaixo algumas dicas e truques para que seu bichinho acerte o local das suas necessidades:

Filhotes: Quando um filhote chega em uma nova casa, tudo passa a ser novidade. Um filhote é como um bebê e não sabe ao certo como controlar suas necessidades e por isso supervisão é a melhor forma de prevenir um erro. Prepare um ambiente pequeno para o filhote, pois se ele ficar solto pela casa, por exemplo, vai ser mais difícil dele achar a tempo o banheiro ou ainda decorar o caminho até o local correto. Neste ambiente pequeno, espalhe jornais ou tapetes higiênicos e apresente ao novo amigo. De forma instintiva o seu pet vai procurar fazer suas necessidades no tapete ou no jornal, porque vai fazer longe da sua caminha ou da própria comida. É importante deixar o ambiente sempre limpo com novos tapetes e jornais, fazendo a troca logo depois do uso. Quando acontecer o acerto, elogie e recompense com carinhos ou petiscos. Se você identificar que o pet vai fazer fora do local indicado, pegue-o e leve ele até o local correto. Caso ele erre o local, não brigue, apenas limpe. A limpeza total é fundamental para eliminar completamente o cheiro das fezes ou urina, para que o local não atraia o peludo para fazer ali novamente. Em alguns Pet Shops vendem repelentes e bloqueadores de odores, tornando assim o local desagradável para o cão.

Adulto: Os cães são bastante condicionáveis à rotinas. Uma prática muito utilizada por famílias é acostumar seus cães a fazer suas necessidades nos passeios diários. Para isso, leve seu cão para passear de 30 a 40 minutos após a refeição. Mesmo com rotinas de passeios, para evitar problemas e imprevistos, disponibilize uma opção para ele dentro de casa também caso sua casa não tenha jardim. Se o local ideal for o quintal, leve-o algumas vezes ao dia para fora e espere que ele faça algo. Se não fizer, volte depois de alguns minutos para uma nova tentativa. O mais importante é recompensar quando o cão acertar o local. Não deixe a comida, nem a caminha perto do local que você indicou para ele fazer as necessidades e mantenha o ambiente sempre limpo para que ele não procure locais inapropriados.

Se você não obtiver sucesso com essas dicas e estiver enfrentando problemas com necessidades fora do lugar, procure orientação de adestradores e profissionais especialistas em comportamento animal. Todo cão pode aprender, é apenas uma questão de paciência e persistência.

Tmimo-clube-pethuany Correa

Fone: (41)  9 9684.6118
E-mail: falecom@clubemimo.com.br
Site: http://clubemimo.com.br/ 
Fanpage: https://www.facebook.com/clubemimo/

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAlisamentos com formol – A Perfeição que tira vidas
Próximo artigoMulher não quer medalha de consolação
Thuany Correa
Publicitária de formação, com especialização em Direção em Comunicação e Publicidade Digital. Optou por publicidade por ser uma profissão que permite experimentar de tudo e te faz conhecer novos mundos. Entrou no mundo da fotografia e de lá não quis mais sair. Especializada em fotografia pet, pois a junção de fotografia com animais de estimação fez me sentir realizada. Também é adestradora e uma eterna aprendiz em comportamento animal. Fundadora de uma grife pet e de um clube pet no qual se orgulha em ter encontrado o trabalho que faz seu coração vibrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here