Entenda como os cosmecêuticos funcionam

1
90

Cosmecêutico é um termo cunhado na década de 80 por Kligman, um renomado Dermatologista e é utilizado até hoje para designar cosméticos usados com finalidades terapêuticas ou medicamentos utilizados para finalidades estéticas. Atuam em diversos processos celulares envolvidos no envelhecimento de nossa pele.

Até 80% dos sinais visíveis da idade se devem ao aspecto e condições das áreas expostas de nossa pele. Observe um idoso – mãos e abdômen têm qualidades e texturas diferentes de pele. Hoje há conhecimento de medicamentos, sejam tópicos ou orais, que podem retardar este processo ou mesmo amenizar estragos já feitos. Isto, sem falar nos tratamentos injetáveis como toxina botulínica, Sculptra e preenchedores.

Principais Dermocosméticos

Hidratantes (pca na, aquaporinas, uréia e óleos vegetais)
Reduzem a perda transepidérmica de água, constituídos de umectantes (retém água nos tecidos) e emolientes (mantém o manto lipídico deixando a pele macia).

Antioxidantes (vitaminas a, c, e, ácido ferúlico, flavonoides, etc.)
O processo de envelhecimento é acelerado pelos radicais livres, que promovem desarranjos celulares que levam ao envelhecimento. Os antioxidantes podem prevenir ou retardar este processo.

Renovadores celulares (ácido glicóico, retinóico, retinol, etc.)
Promovem aceleração do processo de renovação da epiderme, a camada mais externa da pele, e redensificação do colágeno, promovendo uma pele mais firme e uniforme.

Despigmentantes – hidroqunona, ac kójico, fítico, etc.
Promovem um tom mais uniforme na pele, amenizando as manchas.

Peptídeos (matrixyl, syn ake, syn coll, etc.)
Exercem diversas funções, atuando nos processos de sinalização celular, estímulo a produção de colágeno e redução de rugas e manchas.

Dermodecontratores (snap-8, bont l, etc.)
Promovem relaxamento muscular e estiramento superficial da pele, suavizando rugas e asperezas.

Tensores (dmae, intensyl, tensine e raffermine)
Aumentam a tensão superficial da pele ou atuam no aumento do tônus, dando aparente firmeza.

Mascaradores de rugas (Epiderfil, Ac hialurônico, DC9701, etc.)
Preenchem espaços, superficializando rugas e marcas de expressão.

Outros ativos

Existem ativos lipossomados, nanossomados, ou envoltos em talasferas, que passam de uma maneira mais efetiva pela epiderme e estarão em maior concentração na derme, onde irão atuar de maneira mais eficiente.

A combinação destes ativos, sua concentração, faixa de pH e estudos de efetividade devem ser conhecidos pelo médico que os prescreve, assim como os produtos da indústria, geralmente mais limitados em suas composições e concentrações, mas não menos eficientes quando bem indicados pelo médico que os conhece em profundidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here