Família e a natureza

2
172

A ideia de família conforme a Bíblia é apresentada no livro de Gênesis capítulo 1 versículos 27 e 28: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou… Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”.
Logo adiante encontramos no capítulo 2, versículo 15 que o homem foi colocado num jardim “para o cultivar e o guardar”.

Família e a natureza, eis um assunto mencionado na primeira semana da criação. A natureza tem uma influência positiva muito grande na saúde e bem-estar da família e como não pensar em cuidar e fazer a nossa parte para mantê-la viva?

Com os afazeres do dia-a-dia, quase ou nunca pensamos neste fator para o nosso bem-estar, para a nossa saúde e para a saúde de nossa família e do nosso mundo.
Você já pensou que é responsável pelo espaço que usa tanto em sua casa, no trabalho quanto no lazer?
Você percebe que toda a nossa atitude pode ser transmitida para os nossos filhos e nisto colocamos a situação do nosso mundo no futuro?

Quando estabelecemos família, nossas atitudes podem ser moldadas com o cônjuge e assim com o decorrer do tempo e a formação da família, passamos aos filhos que transmitirão aos netos e assim por diante.

Meibel Mello Guedes diz no livro do coração dos pais ao coração dos filhos que

a forma como lidamos com a natureza, exprime muito do nosso modo de ser. O respeito o cuidado, o carinho e o zelo que temos para com as plantas e os animais demonstram o nosso grau de comprometimento com a vida”.

O consumismo hoje é muito complicado, pois a mídia mesmo mostra esta ideia: “quem não consome não é feliz”.

São coisas grandes e pequenas e que nem paramos para pensar em nosso dia-a-dia que produzirá o lixo no planeta futuro.

Por que não reduzir o lixo que produzimos? Levar ao mercado sacola retornável para reduzir o número de sacolas plásticas que serão descartadas após as compras; a prática da Reciclagem em casa, mesmo que em sua cidade não tenha esta coleta seletiva; o não desperdício de água; o uso de produtos que prejudiquem a camada de ozônio e aprofundando ainda mais, evitar o uso de produtos onde os animais servem de teste, são formas de contribuição para salvar a Natureza.

Começando pela sua família, analise como ela está contribuindo hoje com o mundo futuro. Cabe a nós orientar os filhos e ser um exemplo para eles através da atitude presente. Ajude a natureza, através de sua família, e forme uma nova geração comprometida com a conservação do Planeta.

 

Mara Silvia Viaro de Lima
Arquiteta e Urbanista
Coordenadora dos Ministério da Mulher, da Criança e dos Adolescente da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Distrito de Passos – MG

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma vida simples sem esse consumismo exagerado nos torna mais felizes, já estive na fase de comprar coisas que usei una vez e abandonei num canto. Hoje penso muito antes de comprar e me pergunto, preciso mesmo disso? É frustrante você investir em algo que não usa e pior se torna lixo. Lindo texto Mara!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here