Feijão, isso meu filho não come!

0
110

Apesar do feijão não ser o rei da vilania em se tratando de crianças, quando nosso filho decide que não quer mais comer este grão parece que, imediatamente, a anemia vai se instaurar! Calma! Não ligue para o pediatra! (ok doutor, dei o conselho conforme combinamos!).

De fato, olhando com cuidado o feijão não é o mais formoso dos alimentos, seja o feijão preto, o carioquinha ou qualquer outro dentre uma variedade enorme. Outras vezes a criança não gosta da textura ou mesmo do sabor, mas se ela decidiu não comer vai ser difícil descobrir o que não a agrada.

A melhor forma de introduzir novamente o feijão é torna-lo ingrediente de algo que a criança goste como, por exemplo, o brigadeiro. No início você não precisa contar que o doce agora tem feijão porque possivelmente ela não vai querer comer, mas depois que provar o brigadeiro ela deve saber para que perceba que feijão é bom e ela gosta, só não gostava de comer “do jeito antigo”. Se a criança for maior você pode pedir que ela lhe ajudasse a preparar em uma próxima vez o docinho e uma vez que ela se convença que gosta de feijão talvez consiga lhe explicar porque não queria mais comê-lo. Aliás, isto vale também para a criança que mesmo bebê nunca gostou de feijão.

Mas conversa a parte vamos às dicas e receitas.

Dica 1: congele o caldo sem sal nas forminhas de gelo e use junto com o leite no achocolatado;

Dica 2: quando for fazer sorvete de chocolate (estes de pacotinho que encontramos no supermercado) substitua parte do leite por caldo de feijão sem sal.

Receita 1: Bolinha de Queijo

Para a massa coloque no processador 1 copo de arroz cozido e a mesma medida de feijão, processe acrescentando 4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva. Faça bolinhas dessa massa na mão e coloque em seu interior um quadradinho de queijo mozzarella. Passe na rosca de pão e frite em gordura bem quente para o queijo não derreter demais porque pode vazar ou explodir a bolinha (você não vai querer isso até porque o queijo que explode voa e queima demais, cuidado!). Sirva aos pequenos e abra o sorriso.

Receia 2: Brigadeiro de Feijão

Liquidifique 1 copo cheio de feijão cozido sem sal com pouco caldo, o suficiente para moer. Em uma panela coloque o creme de feijão, 4 colheres de cacau (se for o amargo coloque também 4 colheres de açúcar) ou achocolatado, 1 colher de manteiga, 3 colheres de sopa de leite condensado (1/4 da embalagem) Cozinhe até solar do fundo da panela como você faz com o brigadeiro comum.  Deixe esfriar, enrole e passe no granulado. Delícia e não fica com sabor nem textura de doce japonês (que, aliás, eu adoro!).

Na próxima coluna: brócolis (talvez o rei da vilania). Inspire-se e bom apetite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here