Higiene bucal na gestante: a importância para a saúde da mãe e do bebê

0
156

A gestação é um período em que a mulher apresenta grandes mudanças no seu corpo. Por causa das diversas alterações fisiológicas hormonais, a saúde bucal requer muita atenção, e a higiene bucal na gestante tem grande importância para a saúde geral da mãe e do bebê.

Hormônios da gravidez (principalmente a progesterona) fazem com que as gengivas apresentem maior sensibilidade ao contato com a placa bacteriana. Portanto, gestantes com má higiene bucal, acúmulo de placa bacteriana e tártaro terão maiores chances de desenvolver gengivite e doenças periodontais. O risco a cáries também é aumentado na gestante, e os motivos são diversos e causados normalmente pela grande frequência da ingestão de alimentos (e muitas vezes açucarados), enjoos, náuseas e vômitos (que trazem maior acidez à cavidade bucal) acompanhados da falta de higiene oral.

Pesquisas já têm demonstrado também a relação entre doenças periodontais e parto prematuro e bebês de baixo ao nascer. Ainda, mães que não possuem o hábito da boa higiene provavelmente terão dificuldades em ter os devidos cuidados em relação à saúde bucal do seu bebê, e logo nos primeiros anos de vida, a criança poderá apresentar cárie precoce da infância.

Portanto, os cuidados com a saúde bucal devem ser intensificados para a gestante. Uma boa higiene bucal deve ser realizada com auxílio de escova dental, creme dental fluoretado, e de fio dental após as refeições ou casos de refluxo/vômitos.

As consultas para procedimentos preventivos ou curativos restauradores em consultório odontológico deverão ser mantidas. Escolha o segundo trimestre de gestação para os tratamentos, já que esta é a melhor fase tanto para o bebê, que já está formado, quanto para a gestante, que ainda não deverá sentir desconforto por causa da posição experimentada na cadeira odontológica. Desta forma, a saúde da gestante e do bebê estará garantida!

 

Juliana Giraldi
Cirurgiã-dentista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here