Imagem masculina no mundo dos negócios. Qual é o grau de importância?”

2
183
Look Masculino clássico

banner-cenacoaching

Como Consultora Especializada em Imagem Profissional, percebi que mais de 30% dos homens se preocupam com a imagem que passam aos colegas de trabalho, gestores ou na hora de fecharem uma negociação com seus clientes.

Embora o foco da revista seja a mulher, creio que todas tenham um conhecido do sexo masculino (amigo, marido, pai, primo, filho, etc.) e que estas dicas que darei, poderão contribuir para o sucesso deles.

“Os mais belos são mais bem-sucedidos.” 

Segundo uma pesquisa feita na Austrália, divulgada pelo jornal espanhol El País, mostrou que homens considerados mais atraentes ganham até US$ 30 mil/ano a mais do que os homens que são considerados pouco atraentes.”

Isto prova que não são apenas as competências técnicas que contam para o sucesso profissional. Além das tão valorizadas habilidades pessoais, a beleza e o cuidado com o corpo e o visual já contam bastante também para os homens.

“É imprescindível estar com unhas limpas e cortadas e barba e cabelo aparados, demonstrando serem pessoas higiênicas e cuidadosas”.

Um traje adequado também pode passar uma imagem mais séria e profissional e causa melhor impressão aos colegas de trabalho e gestores. “Estar preparado para uma reunião de última hora ou um evento, pode ser mais uma oportunidade para mostrar as habilidades e conhecimentos do profissional”.

Cuidados com a aparência

O visual nunca foi tão valorizado na sociedade como nos últimos tempos, e isso também vem influenciando a maneira como os homens se comportam e consomem. Além do corte de cabelo e de uma barba bem-feita, os profissionais do sexo masculino devem ficar atentos também aos detalhes.

Pele: Mantenha a pele hidratada com produtos livre de óleos (oil free) e também com protetores solares, que minimizam os efeitos solares causadores do câncer e do envelhecimento precoce da pele.

Rosto: A pele do rosto também deve ser protegida com protetores solares livres de óleos, pois evita o surgimento de espinhas, bem como queimaduras solares e manchas.

Barba: Para que a barba fique com um bom aspecto é indicado o uso do gel pós-barba para minimizar a irritação e o ressecamento que são causados pelo uso de aparelhos de barbear, navalhas ou lâminas, além de minimizar as chances dos pelos encravarem, pequenos pontos inflamados, surgimento de espinhas e foliculite.

Pés e mãos: É indicado que as unhas estejam sempre aparadas e limpas e, se possível, com uma base protetora. Para evitar o ressecamento é recomendado o uso de hidratantes específicos para essas regiões.

 Um guarda-roupa precisar ser inteligente

Por isso, se você passa a maior parte do tempo no trabalho, é lá que os modelos de suas roupas devem estarem concentradas. É importante que o seu guarda-roupa te dê a liberdade de fazer combinações harmônicas e que estejam de acordo com o seu propósito de imagem. Elas devem dizer sobre você antes mesmo de você abrir a boca em uma reunião.

Para isto separei algumas sugestões de looks para cada tipo de homem, adequados ao seu ambiente de trabalho:

Clássico

Esse estilo pessoal, por vezes, pode ser arrumado demais. Por isso, minha sugestão é um toque de criatividade e leveza no vestir, permitindo demonstrar um perfil mais moderno e até uma maior prontidão e proatividade ao trabalho.

Se o seu trabalho não for daqueles super formais, as peças clássicas do ambiente corporativo, como terno e calça social + camisa, sejam substituídas por outras como blazers e calças da alfaiataria moderna. Outra dica interessante é trocar a estampa listra/ risca de giz por outras mais despojadas como um belo xadrez.

Despojado

Se o seu ambiente permite esse toque despojado, invista em blazers modernos, em tecidos mais informais como jeans ou sarja. Outra peça que respeita o conforto de um homem despojado e fácil de usar é o suéter.

Expressivo

Normalmente os homens que possuem esse estilo pessoal são de forte personalidade e muitas vezes trabalham em áreas que exigem maior criatividade como publicidade, marketing, moda etc. É um estilo que em sua essência já é cheio de criatividade, por isso, a dica é dosar e ponderar os excessos sem perder a originalidade que é tão a cara do Homem Expressivo. Um truque interessante pode ser a adoção das cores sóbrias e próprias do ambiente profissional (como azul, cinza e tal), que podem ser uma ótima saída para a dosagem da criação na hora de combinar cores e estampas.

Independente do estilo, o uso correto da sua imagem, através dos cuidados pessoais e com suas roupas, dizem muito sobre Você.

Você é Sua Melhor Marca, Sempre. Valorize sua Imagem e tenha o Sucesso que Merece!”

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCansaço, fadiga e esgotamento – Moléstias que nos impedem de produzir.
Próximo artigoPetiscos gelados para o verão.
Priscila Molino
Graduada em Marketing pela UNIP. Formação em Coaching e PNL pela Cenacoaching. Experiência profissional fundamentada em gestão de pessoas e processos, como Supervisora de Trade e de Vendas, com ênfase em planejamento, execução e administração, por mais de dez anos. Desde 2014, atua como Consultora Especializada em Imagem Profissional, Coach, Análise Comportamental e Palestrante. Possibilitando a inserção do Dress Code no âmbito corporativo e empreendedor, para executivas, gestoras, líderes, profissionais liberais e empreendedoras. Missão: Orientar pessoas sobre a importância de sua imagem profissional e pessoal, para levar Você, do estado atual ao desejado. Viabilizando este conhecimento a gestoras, líderes e mulheres que buscam crescimento em sua carreira profissional ou inserção no mundo corporativo ou do empreendedorismo, através da valorização de sua Imagem Comportamental. Valores: Ética; Respeito; Comprometimento; Empatia. Contato: (11) 94767-7697 WhatsApp

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here